em

Principio da Entidade – Solução para Divergências Financeiras

Dentro todos os princípios contábeis, talvez o que mais seja infringido é o princípio da entidade, que reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade, diferenciando o patrimônio particular dos demais existentes. Em uma explicação mais clara, como por exemplo os bens em nome da empresa pertencem a pessoa jurídica, e não ao empresário que responde como proprietário ou administrador.

O presente título induz a pensarmos que a grande maioria dos empresários utilizam os recursos da empresa para pagamentos de despesas pessoais, ou vice e versa, já que na cabeça do mesmo, a empresa é de sua propriedade e ele bem entende qual o destino de seus recursos financeiros, e neste caso específico que mora o problema, pois como se farão análises financeiras de resultado operacional da empresa se a mesma dispende de recursos para despesas pessoais.

O que nota-se é que a conta corrente jurídica é utilizada para custos fixos e variáveis, tributos e despesas da empresa, mas também para custear as despesas do empresário, como mercado, compras pessoais, viagens, entre outras. Para isso existe a retirada mensal denominada de Pro-Labore, sendo esta uma espécie de salário que poderá ser comprovado para fins de Imposto de Renda e também para fins previdenciários.

Além disso, ao se separar contas jurídicas de contas físicas, será possível mensurar a saúde financeira da empresa, e medir seus resultados com confiabilidade, enfim, trazendo somente vantagens ao empresário e principalmente à empresa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.