aproveitado; ou ainda, para evitar manter na equipe pessoas que não vão trazer resultados, não vão agregar valor, mas que por algum motivo o gestor ainda não descobriu porque ele continua mantendo na equipe.
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Conhecimento
Dentre essas novas metodologias está a utilização do conceito de competência, que é a união do conhecimento das pessoas com a habilidade e com a atitude. O conhecimento que uma pessoa tem é a sua capacidade de saber sobre algo. Quando alguém diz que tem conhecimento sobre uma determinada tarefa, ele diz que por algum motivo já teve conhecimento suficiente, não apenas pela experiência, mas que procurou ao longo de sua carreira também ter conhecimento teórico sobre o que fazia. Quem diz que detém conhecimento, detém também um pilar importante para demonstrar que tem uma competência reconhecida: a capacidade de saber a respeito de um determinado assunto.
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Uma dica
Entretanto, conhecimento sem a capacidade do saber fazer não serve para nada. Amanhã, na coluna Visão Empresarial, vou explicar como o saber, que é o conhecimento aliado ao saber fazer, que é a habilidade, começam a construir um desenho de competências corporativas ou competências individuais. Por enquanto fica a dica: quem sabe detém mais poder do que aquele que não sabe. Para a coluna Visão Empresarial
Luciano Salamacha