Expectativa
Se você quer se dar bem no mundo corporativo siga uma regra extremamente simples que vai fazer a sua vida muito mais fluída e principalmente menos estressada. Preste atenção! Jamais expanda no outro uma expectativa de ver o próprio comportamento, ou seja, nunca espere que os outros ajam da mesma maneira que você agiria numa determinada situação. Pode até parecer um pouco simples, mas eu explico o quanto isso é complexo e o quanto isso pode auxiliar você a despressurizar o seu dia a dia. Imagine que você trabalha ao lado de um colega que tem como mania combinar uma coisa, mas na hora de fazer, acaba fazendo outra e o que é pior, diz com todas as letras que o que ele fez é o que foi combinado.
Verificar
Você olha e diz o seguinte: eu não posso acreditar, eu jamais faria isso! Eu jamais converteria aquilo que eu combinei em algo que me é mais conveniente em vez de seguir literalmente o que foi combinado. Bem, se você não espera do outro um comportamento igual ao seu, em vez de se irritar, você parte para o passo dois que é entender porque essa pessoa faz isso, e há várias razões. Naturalmente a gente sempre procura pensar na pior delas: o cara é safado! Porém, em alguns casos, realmente ocorre um equívoco. Por isso, a dica importante para você não se irritar com aquele colega que combina uma coisa e faz outra é a tentar verificar, tentar mapear quantas vezes isso já aconteceu realmente.
Formalizar
Tente estabelecer mecanismos de formalização do que combinar. Por exemplo, se combinar alguma coisa mande um e-mail para ele dizendo o que combinaram e perguntando se ele concorda. Atos simples, de formalização do que é combinado, muitas vezes eliminam por completo qualquer tipo de atrito. Resumindo, antes de julgar e antes de esperar do outro o seu comportamento, tente inverter o jogo, formalizando o que combina, e depois parta para o julgamento. Amanhã vou falar mais sobre esse tipo de profissional que combina uma coisa e faz outra.