Pesquisar
Nada mais natural que o empreendedor querer ouvir o seu cliente ou o seu potencial cliente, antes mesmo de abrir o negócio. Até aí nada de errado. A grande questão é que nem sempre o cliente fala a verdade quando você pergunta alguma coisa, e nem mesmo o cliente tem noção que não está falando a verdade. Por isso é importante que todo o empreendedor entenda a diferença entre pesquisa objetiva e pesquisa subjetiva.
Verificar
Imaginemos o seguinte: você quer abrir uma padaria e agora você pergunta para as pessoas porque elas escolhem entre uma e outra panificadora. A resposta, por exemplo, pode ser: eu vou lá porque sempre tem outras opções para que eu leve para minha casa como doces, bolos, salgados, etc.. Esta é uma pesquisa objetiva, você perguntou e recebeu uma resposta. Porém, procure ir à mesma panificadora que este cliente diz que vai e de preferência verifique o comportamento das pessoas que entram lá. Elas realmente compram mais produtos do que apenas o pãozinho do dia a dia?
O correto
Pode ser que até esse amigo que lhe respondeu, no dia a dia, sem ter percebido, tenha comprado única e tão somente o pãozinho. Perceba, as pessoas tentam sempre dar uma resposta que consideram politicamente correta quando, na verdade, o seu comportamento não é ditado por esse tipo de resposta. Resumindo, todo empreendedor deve entender que a resposta do cliente faz parte do processo da sua pesquisa para conhecer os hábitos de consumo, mas não deve ser a única. Observar o comportamento humano é entender que entre o que se fala e o que se faz tem uma forte distância.