Noção
Entender como se constrói o diferencial de uma empresa é algo que aparentemente pode ser simples para quem vê de fora de uma empresa, entretanto, para quem está envolvido no negócio, definir claramente o diferencial que será oferecido e explorado no mercado é uma coisa mais do que difícil. Primeiro porque se tem a noção apenas de quem oferece e não a visão do cliente. Segundo porque não se sabe se o cliente vai valorizar essa oferta diferencial. Por isso, algumas dicas podem auxiliar o empresário, o profissional, a identificar se está no caminho certo ou não.
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Padrão
Sem dúvida alguma, a primeira ancoragem que um profissional, uma empresa deve fazer é analisar os diferenciais do concorrente. É isso mesmo, na maioria dos casos muita gente se preocupa em oferecer algo que é diferente do concorrente, e aí acaba não entregando também aquilo que o concorrente tem de bom. Muitas vezes o cliente quer apenas que você mantenha o padrão que o outro oferece para somente depois oferecer algo a mais. Às vezes não se trata nem de você colocar algo a mais, mas simplesmente fazer melhor o que o outro já entrega e se propõe a fazer. Às vezes, uma panificadora pode fazer um pão tão bem quanto a outra, porém atende melhor. Então, a ancoragem que estava no produto passa a estar agora no serviço.
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Qualidade
Às vezes, ao equiparar o seu diferencial com o do seu concorrente, você acaba estabelecendo um novo patamar de referência, acaba estabelecendo um novo parâmetro de comparação para o consumidor, para o cliente, dentre os concorrentes que estão atuando no mercado. Logo, preste atenção, antes de querer inventar muitas outras coisas diferentes e únicas no mercado. Pergunte-se primeiro se você consegue manter a mesma qualidade que os seus concorrentes, caso contrário, em vez de tentar inovar se preocupe pelo menos em nivelar o seu desempenho com o da concorrência. Pense nisso!
Luciano Salamacha