em

Elevado número de trotes preocupa Polícia Militar

É consenso que o número 190 da Polícia Militar deve ser usado exclusivamente para situações de emergência. No entanto, a quantidade de trotes que é praticada nos municípios da região assusta. Em alguns casos, o número de trotes supera, em muito, o número de ocorrências reais.

Apenas para citar um exemplo, o relatório policial da cidade de Irati, no dia 9 de fevereiro, apontava cinco ocorrências e 52 trotes. E esse não foi um caso isolado. Segundo levantamento da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, Irati teve, no ano passado, 4.797 boletins de ocorrência e 4.391 trotes. Ou seja, 47,7% dos telefonemas atendidos era de falsas comunicações de crimes.

Fábio Matavelli
Equipe da Central busca identificar trotes por telefone

Em Inácio Martins, a PM registrou em 2016 a marca de 644 ocorrências e incríveis 1.350 trotes. O número de trotes também superou a comunicação real de emergências em cidades como Rebouças, Rio Azul e Imbituva.

O Tenente Adriano Joel de Oliveira, Subcomandante da 1ª Companhia da PM de Ponta Grossa, explica que o problema é muito comum, principalmente em horário de saída de colégios, quando crianças fazem uso de telefones públicos para praticar trotes.

“Mesmo com os atendentes possuindo conhecimentos para saber identificar quando um chamado é um trote, algumas situações passam despercebidas. Aí a gente manda a viatura até o local e, até que a Polícia constante que foi um trote, isso demanda tempo. Em dias de muitas ocorrências isso, certamente, prejudica toda a sociedade”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.