em

Laboratório do Senai é credenciado por universidade dos EUA

O laboratório Fab Lab da Indústria, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instalado na Cidade Industrial de Curitiba agora é um dos três do Brasil a oferecer o programa Fab Academy do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês). Com isso, o Fab Lab, que é um espaço que coloca em prática conceitos da indústria 4.0, a partir da criação de protótipos e soluções inovadoras, vai oferecer em 2018 uma capacitação que ensina os princípios e aplicações da Fabricação Digital.

O programa de capacitação é coordenado pela Fab Foundation e fundamentado no curso de prototipagem rápida do Centro de Bits e Átomos do MIT. Com o credenciamento do MIT, o Fab Lab da Indústria passa a fazer parte de um seleto grupo de Fab Labs credenciados pela Fab Foundation para desenvolver o programa do Fab Academy. Por isso, atuará em conjunto com participantes e especialistas de diferentes países, já que o modelo educacional é aplicado de maneira global.

A capacitação começa em janeiro e terá a duração de seis meses. As aulas são semanais e ministradas em inglês, transmitidas diretamente do MIT. “Cada aula aborda um tema ou metodologia diferente sobre fabricação digital e prototipagem, em que o instrutor e a equipe local facilitam as atividades práticas durante o restante dos dias”, explica o coordenador do Fab Lab, Edson Lopes Vander.

De acordo com ele, a capacitação vai permitir que os alunos tenham currículos prontos para o mercado de trabalho. “O aluno terá a certificação internacional de uma das mais respeitadas instituições de tecnologia do mundo, podendo atuar em diversas empresas e, até mesmo, em outros Fab Labs”, reforça.

Os estudantes vão trabalhar em projetos semanais, usando equipamentos e máquinas do laboratório, aplicando imediatamente todos os conceitos transmitidos durante as aulas dos professores do MIT.

No Fab Lab, os alunos vão trabalhar com equipamentos para montagens de peças encaixáveis, impressora e scanners de tecnologia 3D que, segundo um levantamento recente da consultoria IDC Brasil, vai movimentar quase 35 bilhões de dólares até 2020. Além disso, os alunos vão conhecer outras máquinas para a fabricação de peças tridimensionais e de grandes portes.

 

Alunos de nível médio e superior podem participar

A capacitação é destinada a alunos de nível médio e superior, que já tenham ou não contato com processos de fabricação digital e prototipagem. As aulas, no entanto, vão ser niveladas conforme o nível técnico podendo ser de dedicação integral ou parcial. Como as aulas e os materiais são em inglês, é preciso que o candidato tenha compreensão oral e escrita da língua.

As inscrições podem ser feitas no site http://fabacademy.org/application-form/ e passam pela avaliação de uma equipe do Fab Academy. O pagamento é feito diretamente à Fab Foundation.

Aulas e materiais serão em inglês (Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.