em

Professor da UEPG assume cargo de ministro interino do TST

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9-PR), Ubirajara Carlos Mendes, professor do Departamento de Direito Processual da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vai atuar na 4ª Turma de Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A convocação feita pelo ministro João Batista Brito Pereira, presidente do TST, foi publicada no diário oficial do órgão, nesta terça-feira (27). Ubirajara Carlos Mendes vai substituir o ministro Fernando Elzo Ono, que está em processo de aposentadoria. Ele começa a atuar no dia 5 de março, permanecendo na 4ª Turma do TST até o dia anterior à posse do novo ministro, ainda a ser escolhido e nomeado pela Presidência da República.

Formando em Direito pela UEPG, em 1980 e integrante do corpo docente do curso de Direito da instituição desde 1985, Ubirajara Carlos Mendes foi designado para o cargo de desembargador do TRT-PR em 2001, em vaga destinada a representantes da advocacia. É especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e em Teoria Crítica dos Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide, em Sevilla, na Espanha (2012). É mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pela Unibrasil, em 2013.

 Anteriormente à magistratura, o novo ministro do TST foi assessor jurídico de Juiz do Trabalho e da vice-presidência do TRT-PR. Foi presidente da Subseção da OAB em Ponta Grossa, além de chefe de departamento e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UEPG. Atualmente compõe o Órgão Especial e integra a 7ª Turma de Julgamento do TRT paranaense. Também se graduou em Engenharia Civil pela UEPG, em 1983.

Ao receber a notícia da convocação de Ubirajara Carlos Mendes para a integrar a turma de ministros do TST, o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas parabenizou o professor da instituição por mais essa conquista em sua carreira na magistratura trabalhista. “Trata-se do reconhecimento ao destacado trabalho realizado pelo desembargador, cuja atuação se constitui em orgulho para a UEPG e todos aqueles que construíram a história e fazem parte do curso de Direito da instituição, reconhecidamente um dos melhores do país”, disse.

(Foto: Divulgação)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.