em

Cinco setores do varejo em PG elevam as vendas

Segundo pesquisa divulgada mensalmente pela Federação do Comércio (Fecomércio) no Paraná, as vendas no varejo de Ponta Grossa cresceram 1,75% no primeiro quadrimestre. A comparação considera os quatro primeiros meses de 2017. No Estado, neste período, o incremento foi de 6,34%.

Dos 12 ramos de atividades pesquisados, cinco puxaram as vendas para cima entre janeiro e abril. O incremento, no município, foi nas concessionárias de veículos (35,93%), calçados (34,57%), lojas de departamentos (29,17%), livrarias e papelarias (10,06%) e supermercados (0,4%).

Os demais, conforme o levantamento, tiveram os resultados no vermelho, sendo que a maior queda envolveu o setor de vestuário e tecidos (10,80%).

Na comparação dos meses abril último com o de 2017, as vendas de modo geral fecharam em queda, com recuou de 1,32% agora. Apenas Ponta Grossa e Curitiba com região metropolitana tiveram desempenho negativo. No Paraná, o aumento foi de 8,48%.

Mês

Já em relação a março deste ano, em abril último a queda envolvendo o comércio local foi ainda maior, 10,67%. Neste caso, todas as regiões paranaenses pesquisadas (Curitiba e RM, Londrina, Maringá, Oeste, Ponta Grossa e Sudoeste) fecharam com números negativos, sendo que no Estado a média foi de -6,13%.
Dos ramos pesquisados localmente, somente três conseguiram vender em abril volume maior que em março (autopeças, concessionárias de veículos e vestuário e tecidos).

Retomada

Para a Fecomércio, o aumento de 6,34% no Paraná, de janeiro a abril, indica a retomada da economia estadual. A pesquisa destaca que as concessionárias de veículos se sobressaíram em abril último (comparado ao mesmo mês de 2017) principalmente na região Oeste, onde o setor apresentou crescimento de 116,41%, bem como em Ponta Grossa (73,52%), Londrina (63,76%) e Curitiba e Região Metropolitana (43,76%).

Estoques

A Fecomércio, através do estudo, destaca que diante do aumento no faturamento, os comerciantes paranaenses, com bons resultados, estão investindo em seus estoques, que foram ampliados em 9,17% no acumulado do ano e 22,54% na comparação com abril de 2017.

 

Folha de pagamento tem alta de 4,73% no Paraná

A Fecomércio apurou, através da pesquisa conjuntural, que a folha de pagamento dos trabalhadores do varejo no Paraná teve alta de 4,73% entre janeiro e abril. Na comparação com abril do ano passado, os salários e comissões ficaram 4,23% maiores.

Já o número de funcionários no comércio estadual quase não sofreu alteração no acumulado de janeiro a abril, com 0,13%. Na região Oeste, as contratações aumentaram 3,73%; em Ponta Grossa, 1,36%, e na capital, 0,21%. Já no Sudoeste houve redução de 6,97% nos postos de trabalho do setor terciário, bem como em Maringá (-2,34%) e em Londrina (-0,99%).

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.