em

Arapoti recebe o Festival de Teatro Pomar

FOTO: Alberto, o menino que queria voar - Celso Margraf / Divulgação

A arte salva, a arte resgata e a arte faz com que as pessoas sintam pertencimento. Esse é objetivo do “Pomar – Festival de Teatro”, que faz sua estreia em Arapoti (PR). O evento começou nessa terça-feira (17) e segue no município até dia 21. A população da cidade vai ter acesso gratuito a peças e oficinas que vão reforçar a importância da arte na vida de todos.

Ao todo, a programação inclui cinco peças teatrais – com 11 apresentações -, que abordam os mais diversos temas. Além disso, estão sendo oferecidas duas oficinas de formação. As atividades iniciaram no dia 16 e serão retomadas nesta quarta (18).

O objetivo do Festival de Teatro Pomar é promover o fortalecimento da cultura na cidade de Arapoti e também nas cidades do entorno. É o que explica a atriz, produtora e arte-educadora Juliana Cordeiro, que é uma das organizadoras do Pomar – Festival de Teatro.

“A gente visa incentivar a formação de plateia, com apresentações agendadas para crianças e jovens e educadores de escolas e instituições municipais, e outras abertas da comunidade em geral”, diz, acrescentando que as peças contam com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras.
O Festival de Teatro Pomar também prevê a transmissão ao vivo de dois espetáculos, via YouTube, com libras e audiodescrição também. Dessa forma, o evento chega ainda mais perto daquelas pessoas que, por algum motivo, não puderam comparecer ao evento.

Confira a programação completa:

ALBERTO, O MENINO QUE QUERIA VOAR (Cia Karagozwk- Curitiba/PR)
DATA e HORÁRIO: 18/09 (quarta) às 19h30 (apresentação aberta ao público)
LOCAL: ASFUCA – Rua Luiz Pinheiro, 99, Arapoti – PR

SINOPSE – O ator-animador vive o personagem de um mecânico da época, amigo de Santos Dumont, para contar a história deste homem ilustre. A incrível trajetória de descobertas aeronáuticas deste perseverante brasileiro, que genialmente, desde menino, afirmava que: “…O HOMEM PODE VOAR….” Misturando linguagens, Marcello usa o recurso da figura humana, do teatro de sombras e da música para levar o espectador de todas as idades, pais e filhos, à Paris em 1.900, em um palco cheio de imagens e luzes, projetando as máquinas voadoras criadas por Alberto Santos Dumont.
Classificação: LIVRE
Acessibilidade: LIBRAS e AUDIODESCRIÇÃO
ENTRADA GRATUITA – Ingressos disponíveis 1h antes do espetáculo.

ATRAVESSAR O MAR PARA SEMPRE (Cia Teatro de Bagagem – Curitiba/PR)
DATA: 19/09 (quinta) às 9h30 e às 14h (apresentações exclusivas para escolas) e às 19h30 (apresentação aberta ao público)
LOCAL: ASFUCA – Rua Luiz Pinheiro, 99, Arapoti – PR

SINOPSE – Duas pessoas caminham há muito tempo, vivem em travessia para fugir de uma guerra inesperada. Em suas bugigangas possuem um rádio onde ouvem uma rádio-novela e reinventam o próprio cotidiano para seguir o caminho. Durante a travessia recriam a radionovela com os objetos que tem à mão. É nessa brincadeira que conhecemos a travessia de Pérola, Violeta, Ícaro e Girassol. Essa é a brincadeira narrativa e que envolve todo o aspecto visual do espetáculo: sobreviventes que constituem e reinventam, pela poesia e esperanças, suas historicidades.
Classificação: LIVRE
Acessibilidade: LIBRAS e AUDIODESCRIÇÃO
ENTRADA GRATUITA – Ingressos disponíveis 1h antes do espetáculo.

LUGAR DE SER INÚTIL (Grupo Olho Rasteiro – Curitiba/PR)
DATA e HORÁRIO: 20/09 (terça) às 9h30 e às 14h (apresentações exclusivas para escolas)
LOCAL: ASFUCA – Rua Luiz Pinheiro, 99, Arapoti – PR
DATA: 20/09 (terça) às 17h30 (apresentação aberta ao público)
LOCAL: Linha Verde próximo ao chafariz (caso chova a apresentação será transferida para o ASFUCA – Rua Luiz Pinheiro, 99, Arapoti – PR)

SINOPSE – “Lugar de Ser Inútil” resgata o olhar meticuloso para ciscos, latas, animais e andarilhos. Na obra, seres e coisas ínfimas servem como fruto e inspiração, mesmo sendo enxergadas muitas vezes como inúteis aos olhos de uma sociedade onde o consumismo se faz presente e a relação com objetos, pessoas e pertences, se tornam cada vez mais descartável. A peça é regida por dois personagens “bocós” (termo este considerado um elogio aos olhos do poeta) que refletem o ponto de vista de Manoel de Barros.
Classificação: LIVRE
Acessibilidade: LIBRAS e AUDIODESCRIÇÃO
ENTRADA GRATUITA

ENCONTRO DE GIGANTES (Cia Ás de Paus/Londrina/PR)
DATA e Horário: 21/09 (quarta) às 10h (apresentação aberta ao público)
LOCAL: Linha Verde próximo ao chafariz (caso chova a apresentação será transferida para o ASFUCA – Rua Luiz Pinheiro, 99, Arapoti – PR)

SINOPSE – Duas figuras excêntricas e divertidas aguardam com curiosidade a realização do tão esperado “Encontro de Gigantes” na companhia do público. Enquanto nada acontece, questionamentos mirabolantes são levantados: Mas, o que seria esse tal de Encontro? Os gigantes, aqueles que conhecemos de histórias, realmente existem? E afinal, como podemos saber que uma coisa realmente existe? Cansada da espera, a dupla decide ir embora, quando de repente, é surpreendida por uma figura fantástica. Nesse encontro, todos somos convidados a conhecer a história de um elemento que atravessa épocas, permeando diversas culturas e transformando a dimensão do humano: como num passe de mágica… todos podemos ser GIGANTES!
Classificação: LIVRE
Acessibilidade: LIBRAS e AUDIODESCRIÇÃO

Atividades de formação:

OFICINA TEATRAL PARA CRIANÇAS “PAISAGENS REAIS E FICTÍCIAS”
DATAS: 18/09 das 13h às 14:30h e 19/09 das 15:15h às 16:45h (Publico agendado)
Ministrante: Patrícia Cretti / Curitiba/PR
A oficina pretende trazer para as crianças a discussão de compreensão de território – tema que norteia os afetos e as noções de pertencimento. A ficção, usada aqui por meio do teatro que é território do brincar e do inventar, é o meio de pensar em possibilidades de futuro. Outras construções de paisagens, de cenários e de formas de pertencer a um território. A cartografia dos afetos e dos lugares é o direcionamento principal desta oficina e a criação teatral é a possibilidade máxima de inventar outras formas de mundo.
Acessibilidade: LIBRAS
ENTRADA GRATUITA

FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral do Projeto: Juliana Cordeiro
Direção Artística: Juliana Cordeiro
Produção Executiva: Luana Cordeiro
Assistentes de Produção: Suilayne Araújo e Priscila Oliveira

Equipe de Curadoria: Suilayne Araújo, Luana Cordeiro e Renato Aguiar
Equipe técnica: Valter Oliveira e Luiz Paulo Cordeiro de Sousa
Equipe Receptiva: Giane Correia, Larissa Paz, Yasmin Arruda Luiz, Larissa Silva, Carlos Holm Rodrigues e Silvana Souza
Aderecista do Troféu Pomar: Jonattan Camargo (Jon-Fenrir)
Registro em Vídeo: Egler Cordeiro (Aeropix)
Registro em foto: Egler Cordeiro (Aeropix)
Layouts e artes finais: Luciane Esteves (Aeropix)
Impressão: Lek Comunicação Visual
Assessoria de Imprensa: Ana Paulla
Produção: Cocotte Minute Produções e Ser Arteiro

SOBRE AS PRODUTORAS

A Cocotte Minute Produções foi criada no ano de 2013 pela atriz, produtora e arte-educadora Juliana Cordeiro, que desenvolve, desde então, trabalhos relacionados com produções teatrais, audiovisuais e de arte educação nas cidades de Arapoti, Jaguariaíva, São José da Boa Vista e Curitiba no estado do Paraná.

Em 2024 associou-se à produtora Cultural Ser Arteiro, criada por Luana Cordeiro, que atua na região desde 2017 promovendo políticas culturais na área da dança e do teatro, e que por meio da arte-educação vem revelando talentos em toda a região. Ambas têm por objetivo fomentar a cultura local e tornar a cidade de Arapoti uma referência em arte e cultura na região.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.