em

Desvendando os Mistérios da Fisioterapia Aquática

A Fisioterapia Aquática também conhecida popularmente como hidroterapia é uma especialidade da Fisioterapia realizada em piscina, que combina os princípios físicos da água, temperatura, movimento, técnicas específicas e propriedades terapêuticas.

A combinação única da flutuação/empuxo e resistência da água proporcionam um ambiente ideal para a reabilitação, pois oferece um ambiente único que facilita os movimentos, reduzindo o impacto nas articulações e permitindo uma maior amplitude de movimento.

A densidade da água cria uma resistência natural, exigindo uma maior ativação muscular durante os exercícios e isso resulta em ganhos de força e resistência muscular. Além disso, a flutuabilidade também reduz o impacto nas articulações e na coluna vertebral, permitindo uma maior amplitude de movimento sem sobrecarregar estruturas musculoesqueléticas comprometidas, e também oferece resistência, o que fortalece os músculos quando os exercícios são realizados contra o empuxo.

Outra propriedade física importante é a pressão hidrostática, que auxilia na redução de edemas, melhora da musculatura respiratória e no aumento da circulação sanguínea, acelerando o processo de cicatrização.

Sendo assim essa abordagem terapêutica é especialmente eficaz para uma variedade de condições, desde lesões ortopédicas e reumatológicas, como rupturas de ligamentos, hérnias de disco, dor crônica, fibromialgia e osteoartrites até condições neurológicas, como acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, parkinson, sequelas pós COVID, entre outras.

Além disso, a Fisioterapia Aquática é uma opção segura e eficaz para pessoas de todas as idades e níveis de aptidão física, pois para realizar o tratamento não é necessário saber nadar.

Ao longo dos atendimentos na piscina terapêutica, os pacientes não experimentam somente melhoras físicas, como aumento da força muscular, analgesia e flexibilidade, mas também experimentam benefícios emocionais, como redução do estresse e melhora do bem-estar geral.

Fisioterapêutico

É importante salientar que a Fisioterapia Aquática é um tratamento fisioterapêutico e por vezes erroneamente pode ser confundida por leigos como Hidroginástica, então para que não haja mais dúvidas vamos esclarecer: a Fisioterapia Aquática está intimamente relacionada a atendimentos de pacientes com alguma patologia específica, e é realizada por um Profissional Fisioterapeuta, que estará dentro da água com o seu paciente, afim de executar o tratamento proposto a partir de uma consulta prévia, onde determinou o diagnóstico cinético funcional e prescreveu um tratamento.

Já a Hidroginástica não tem um enfoque terapêutico ou reabilitador e sim de prevenção e condicionamento físico, e é realizada em grupos sob a supervisão de um Profissional de Educação Física, que permance fora da piscina orientando seus alunos a realizar os exercícios. Veja que o enfoque e objetivos são bem diferentes.

Sendo assim é importante saber que esta especialidade vem ganhando reconhecimento com o aumento da conscientização sobre os benefícios promovidos pela água, e assim a Fisioterapia Aquática vem ganhando destaque como uma opção valiosa de tratamento para promover a reabilitação e melhora da qualidade de vida de muitos pacientes tornado-os mais saudáveis e ativos.

Em suma, a Fisioterapia Aquática oferece uma abordagem única e eficaz para o tratamento de uma variedade de condições realcionadas à saúde. E com a crescente evidência científica e o reconhecimento de seus resultados positivos continua a desempenhar um papel importante no campo da reabilitação.

Cristiane Cristy Bulyk Veiga é Fisioterapeuta (PUC/PR 1994)
Especialista em Fisioterapia Aquática (COFFITO 2024)
Especialista em Hidrocinesioterapia (UTP 1997)
Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopedica e Desportiva (UTP 2001) e
Mestre em Tecnologia em Saúde (PUCPR- 2007)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.