em

PG terá sistema inovador de videomonitoramento

A tecnologia promete ter uma importância ainda maior, a partir de 2019, na manutenção do serviço de segurança pública na área urbana de Ponta Grossa. A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) acaba de fechar uma parceria com uma empresa japonesa, com sede em São Paulo, que irá instalar 17 novas câmeras até o final deste ano, iniciando um sistema de videomonitoramento com reconhecimento automático facial e de placas de automóveis. Com isso, será possível identificar, instantaneamente, pessoas desaparecidas, suspeitos procurados ou veículos furtados e roubados.

O secretário da pasta, Ary Lovato, informou à reportagem do DC que as tratativas técnicas já foram finalizadas, e que o projeto será implantado em Ponta Grossa em caráter piloto, sendo uma iniciativa pioneira no Brasil. “A mesma empresa tem uma experiência parecida, que já funciona há bastante tempo, na cidade de Tigre, Argentina. Acreditamos que em dezembro, já estaremos com o sistema instalado”, diz Lovato.

Está prevista a instalação de 11 câmeras OCR, que fazem a detecção e identificação de placas de carros, sendo quatro delas na avenida Visconde de Mauá e outras sete em dois pontos da avenida Souza Naves. “Escolhemos áreas de entrada e saída da cidade, devido ao grande fluxo de veículos. As câmeras identificariam carros que tivessem alerta de furto, roubo, ou descrição de uso em situações de crimes”, diz Lovato, lembrando que o uso seria compartilhado com todos os órgãos de segurança.

 

Biometria

Outras seis câmeras para detecção facial seriam colocadas em três locais: na sede da prefeitura, na rodoviária e no calçadão da rua Coronel Cláudio. Elas seriam capazes de flagrar pessoas cujo rosto estivesse no banco de dados da (SMCSP). Para viabilizar o funcionamento, o próximo passo é alimentar esse banco de dados com informações que as diversas forças de segurança (GM, PM, PC, PRF PRE) já possuem. “Ao mesmo tempo, criaremos um banco de dados próprio da Secretaria, que servirá como forma de prevenção, inibindo crimes e também identificando carros e pessoas suspeitas ou procuradas”, acrescenta. As 17 câmeras irão se somar às 36 que já são utilizadas pela GM.

 

Equipamentos

O diretor do departamento tecnológico da SMCSP, Carlos Henrique Salomon Pinto, explica que a escolha de Ponta Grossa para implantação do sistema se deu pelas características do sistema já existente. “Já temos os locais para instalação, rede de fibra ótica para transmissão de dados, central de videomonitoramento e equipes para fazer uso do sistema. A empresa irá ceder as câmeras, software e treinamento, e nós faremos o resto”, diz. Segundo a secretaria, o investimento passa de R$ 1 milhão, mas o município não arcará com as despesas. A empresa fará a implantação e usará o município como vitrine para expor o funcionamento a outros municípios e estados interessados. A previsão é que o sistema esteja em uso a partir de dezembro deste ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.