Há 13 anos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi inaugurado. De lá para cá cerca de 500 mil atendimentos foram realizados na região. Pacientes procuram o serviço através do número 192 e são atendidos pelas equipes de socorristas em diversas situações, desde acidentes, até em casos onde eles auxiliam ou realizam partos. Além dos atendimentos in loco, o Samu também realiza atendimento e orientações por telefone, que tem uma média anual de 46 mil ocorrências.
Rozângela Ribeiro Silva é apenas uma das 105 pessoas que trabalham no Samu, ela realiza os atendimentos via central telefônica e, mesmo não estando no local das ocorrências, já acumula boas histórias de telefonemas que resultaram no salvamento de vidas. “São várias as situações que socorremos, uma dela que me marcou muito foi o caso de uma criança de pouco mais de um ano. Pelo telefone, uma mulher me dizia que a criança havia se afogado com chá, e que já estava ficando roxa. Até que a equipe chegasse ao local, poderia ser tarde demais e, como ela havia ingerido líquido, eu soube exatamente que orientação dar. Disse para virar a criança de lado e, então, ela vomitou o chá e voltou a respirar”, conta emocionada.
O Serviço também é um dos responsáveis pelas transferências de pacientes de Ponta Grossa para outras localidades. Anualmente o Samu realiza a transferência de mais de 2 mil pessoas internadas nos Hospitais da cidade para outras estruturas hospitalares. Entre os investimentos na estrutura do Samu ao longo de 13 anos estiveram melhorias no prédio, instalação de uma nova central de atendimento, renovação de frota de veículos, contratação de funcionários e recentemente a introdução do serviço aeromédico.