O Depen-PR confirmou a abertura de inquérito policial e procedimento administrativo para apurar as circunstâncias da morte de dois detentos no interior das dependências da Cadeia Pública Hildebrando de Souza. As mortes foram constatadas no início da manhã desta quarta-feira (19), pelos agentes penitenciários. Era por volta das 6h30 quando o local foi isolado e a polícia acionada. O instituto de criminalística esteve no local para realizar a perícia, e os corpos foram encaminhados para o IML.
As vítimas foram Lucas de Andrade Fernandes, 24 anos, e Paulo Renato Gonçalves, 34 anos. Segundo o Depen, os dois homens estavam na mesma cela. Chama a atenção o fato de que ambos respondiam por uma tentativa de homicídio registrada na tarde de 23 de outubro.
Na ocasião, quatro suspeitos de participarem de atentado contra a vida de um comerciante na região da vila Cipa foram detidos, graças à ação rápida da Guarda Municipal. Um agente que ainda não havia iniciado o expediente avistou suspeito carregando o que parecia ser uma arma de fogo, e deu início ao acompanhamento tático do automóvel onde estava o indivíduo, tendo então o apoio de outra equipe da GM.
Em abordagem ao veículo, foram apreendidas arma de fogo, touca balaclava, um facão, e três pessoas foram detidas de imediato. Mais tarde, uma quarta suspeita também foi detida. Entre os interrogados estavam os dois homens, que aguardavam na cadeia pública o julgamento pelo crime, e nesta quarta-feira foram encontrados mortos.
Casa de Custódia
Ponta Grossa aguarda que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) abra o edital de licitação para as obras da casa de custódia. O estabelecimento penal é uma reivindicação antiga no município, e teria como principal finalidade a triagem correta dos presos que poderiam ser segmentados conforme o tipo de crime praticado e as circunstâncias do julgamento, além de abrir 512 novas vagas, amenizando o problema da superlotação na cadeia pública.