em

Guarda Municipal amplia armamento em 36%

A Guarda Municipal de Ponta Grossa apresentou, na tarde desta quarta-feira (19), as 71 armas adquiridas para uso dos agentes graças a uma parceria com a Polícia Militar. Os equipamentos são revólveres calibre 38 que eram de uso da PM que, em função da renovação de suas armas, disponibilizou os revólveres em qualidade de uso para a GM. O secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, considera essa uma conquista particular.

“Tivemos contato direto com o então comandante geral da PM, coronel Maurício Torquato. Eles estavam substituindo os revólveres por pistolas e, como os revólveres nos cabem em função do calibre, as armas serão de grande valor para nós”, diz Lovato.

A GM possui restrição quanto ao calibre das armas que utilizam, e também da quantidade de que pode dispor. O calibre 38 é o máximo permitido aos agentes, e a cidade pode contar com, no máximo, uma arma de fogo para cada agente. Atualmente os guardas municipais são 250, dos quais 165 estão capacitados para o uso de arma de fogo. A GM tinha 122 armas e agora passa a 193, com a aquisição dos 71 revólveres.

“Importante frisar que todas as armas estão em excelente estado, nunca teve arma enferrujada para nenhum guarda municipal”, comenta Lovato, que acrescenta que uma vistoria do MPPR, feita há cerca de 60 dias, não apontou falha alguma nos armamentos usados pelas equipes.

 

Imagens: Fábio Matavelli

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.