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Neurobusiness: saiba como a ciência pode alavancar negócios

Foto: Pixabay

O cérebro é a principal ferramenta de um empreendedor, é através dele que decisões importantes para o futuro da empresa são tomadas e inovações são implementadas em um negócio, assim, entender como ele funciona é essencial para saber usá-lo da melhor forma, para, para isso existem um ramo da neurociência voltado especificamente para a compreensão do comportamento do cérebro no meio empresarial, o neurobusiness.

O neurobusiness é um campo derivado da neurociência que compreende diversas outras áreas da ciência como neurogestion, neuroeconomia, neuromarketing, dentre outros.

Seu principal objetivo é entender como o cérebro funciona no meio empresarial e como usar a compreensão desses processos para melhorar a produtividade e assertividade do trabalho, auxiliando na otimização e crescimento do negócio.

O uso do neurobusiness por empresas tem se popularizado cada vez mais por estimular a criatividade e ajudar a implementar ações estratégicas na empresa.

Composição

O neurobusiness utiliza conhecimentos de diversas áreas para entender o cérebro no mundo dos negócios, é o que explica o estudo “Neurobusiness e sua aplicação como forma de otimizar o seu negócio”, liderado pelo PhD neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, e publicado pela Revista Multidisciplinar de Ciência Latina.

De acordo com o estudo, algumas das áreas que compõem o neurobusiness são: Neuroeconomia, neurocontabilidade, neuromarketing, neurosales, neuromanagement e neuroliderança.

Conheça um pouco mais sobre elas:

Neuroeconomia: É um campo interdisciplinar que busca compreender o processo de tomada de decisões e entender seu funcionamento em situações de risco, preferências pessoais e o impacto de pressões externas nesse processo.

Neurocontabilidade: “Estuda o indivíduo, a tomada de decisões financeiras, como ele recebe informações contábeis e como você decide investi-las”, afirma o artigo.

Neuromarketing: Utiliza a neurociência para otimizar estratégias de marketing com base no entendimento do comportamento dos consumidores, podendo definir também os impactos emocionais do produto.

Neurosales: Busca entender como funciona o cérebro dos consumidores e como estimulá-los a comprar. “As neurosales são um campo abrangente e complementar de neuromarketing. É possível mapear o comportamento dos potenciais clientes, descobrir quais produtos eles têm maior capacidade de venda, tendências e até mapear o perfil de cada candidato para vendedor”.

Neuromanagement: Consiste na utilização da neurociência na gestão de negócios e na compreensão do processo de tomada de decisões no ambiente organizacional.

Neuroliderança: Ramo da neurociência que busca auxiliar na gestão de pessoas através do uso de técnicas da neurociência, identificando métodos mais eficazes para um líder utilizar com sua equipe.

“É a aplicação de estudos neurocientíficos sobre comportamento de líderes, sua maneira de pensar, seu relacionamento com gestores, parceiros e concorrentes, e sua forma para tomar decisões sob pressão”.

*O autor é PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler.

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