em

Retiro e festas agitam o Carnaval cristão

"Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine" (1 Coríntios 6:12). É à partir deste trecho do Evangelho que os cristãos católicos vivenciam a 'folia' do Carnaval e também, porque não, o período quaresmal, de penitência, abstinência e jejum. E são muitas as opções para quem não quer se distanciar da alegria de estar com Deus nem da animação carnavalesca. Na programação das comunidades e paróquias, festas, retiros e acampamentos. O da Paróquia Santa Rita, na Ronda, em Ponta Grossa, inicia já nesta sexta-feira (1º).

O Acampamento Juvenil da Santa Rita acontece de 1º a 5 de março, no Centro de Formação Nossa Senhora da Paz, na região do Núcleo Santa Teresinha. Realizado desde 2011, o acampamento reunirá este ano 160 jovens, vindos não só de Ponta Grossa e região, mas de Curitiba, Marialva, Mandaguaçu, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso. As primeiras edições começaram com 128 jovens, mas a grande procura obrigou os organizadores a aumentar o número de vagas. O tema deste ano, 'Reconciliai-vos', sugere já o que os jovens devem viver nos cinco dias: reflexão, oração e louvor.

Saron

O mais antigo dos eventos católicos deste período, o Saron Carnaval Cristão, este ano, terá um novo formato, voltado para os públicos jovem e adulto. O coordenador diocesano da Associação Carismática Católica, promotora do evento, Flávio Dobrzanski, adianta que dentro do salão haverá muita música e animação para que o jovem possa dançar e se divertir. No pátio externo, para os que não gostam de muito agito, será montada uma tenda, para onde estão previstos momentos de oração, pregação e louvor. O Saron, 'Deus nos amou primeiro'( 1 Jo,4), acontece dia 5,  no Centro de Eventos, com concurso de blocos e muita alegria. O encerramento será às 16 horas, com missa celebrada pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi. "É uma forma de o jovem se divertir em um ambiente cristão", ressalta Dobrzanski, lembrando que o Saron envolve, em média,  mil pessoas.

Renascer

Com o tema 'Cristo é a nossa Paz', o Renascer acontecerá durante os dias 3 e 5, na Paróquia São Pedro, no Bairro Sabará, em Ponta Grossa. A promoção da Comunidade Católica Shalom está em sua sexta edição e reúne perto de 200 pessoas diariamente. O Renascer contará com 'espaço kid's', onde as crianças serão acompanhadas pelos integrantes da comunidade com brincadeiras, orações e toda a espiritualidade Shalom. Haverá ainda shows e a encenação do espetáculo 'O Canto das Irias'. Tailândia Marques, responsável local pela Shalom, enfatiza que o intuito é oferecer às pessoas a experiência da verdadeira alegria e paz, "da alegria que não passa, que é fruto de uma experiência com o amor de Deus. Venha viver essa alegria que não acaba na Quarta-Feira de Cinzas, pois Cristo é a nossa Paz", convida.

O Renascer já aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no Jardim América; no Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos (Ceebeja), no centro; na Paróquia São Judas Tadeu, em Olarias; na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Núcleo Santa Paula, e em 2019, será realizado na Paróquia São Pedro Apóstolo. O pároco da São Pedro, frei João Carlos Mello Cavalheiro, comenta que se trata de um momento de evangelização oferecido não só à comunidade da paróquia, mas à toda a cidade. "Espero que renasçam muitas almas e muita gente aproveite como uma graça oportuna de crescimento espiritual e também humano. A comunidade está aberta para recebê-los", frisa. A entrada  é franca, mas quem quiser pode doar um agasalho ou cobertor. O início será às 9 horas. Estarão sendo feitos cadastros para quem desejar doar sangue. No local, livraria, lanchonete, stand jovem e stand de oração e aconselhamento.

Livre Soul

Um retiro de Carnaval direcionado a jovens está programado para a chácara da Copiosa Redenção, no Distrito de Uvaia, em Ponta Grossa, entre os dias 1, 2 e 3 de março. O início será na sexta-feira, às 19  horas. Pregações, autoconhecimento e muitas demonstrações do amor de Deus. No sábado, às 16 horas, acontece a festa das cores, momento de alegria, louvor e descontração. O término será no domingo, às 17 horas, com a missa. O Livre Soul acontece desde 2011 e mobiliza, entre retirantes e a equipe de trabalho, aproximadamente 500 jovens.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.