em

Upa realiza campanha a respeito das ISTs

Carnaval está chegando e com ele deve vir a responsabilidade e os cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Pensando nisso e em promover a conscientização das pessoas, a equipe técnica da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Santa Paula, através do Grupo de Trabalho Humanizado, realizou uma blitz educativa na região da Santa Paula.

Na ação foram entregues preservativos e folders para comunidade. “É mais uma maneira de multiplicar as informações sobre as doenças que podem ser transmitidas. Nós fazemos trabalhos internos e externos, sempre auxiliando em campanhas de conscientização e prevenção à saúde. Desta vez o material poderá ser levado para casa”, destaca a enfermeira Rafaela Chiczta.

A atividade aconteceu em frente a Upa Santa Paula e cerca de 200 motoristas receberam os materiais. “Acredito que orientação nunca é de mais, quanto mais vermos, mais falamos, e mais discutimos sobre determinados assuntos, teremos uma chance maior de acabar com doenças. Prevenir é sempre o melhor remédio quando se trata de saúde”, comenta a moradora da região, Pâmela Pupo.

 

O que é IST?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.