em

Ponta Grossa tem boletim com recorde de novos casos de covid

Foto do horizonta de Ponta Grossa, mostrando casas, prédios e vegetação

O boletim de Ponta Grossa informou no início da noite de hoje (17) a inclusão de 561 novos casos de covid-19. O número é o mais alto já apresentado pelos boletins municipais desde o início da pandemia. No entanto, este boletim engloba dados de três dias consecutivos: sábado (15), domingo (16) e segunda (17). A cidade também confirma mais uma morte em decorrência da doença e elevação de internamentos, voltando a ter pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Com as estatísticas atualizadas, Ponta Grossa chega a 57.627 casos de covid-19 desde o começo da pandemia. No total, 1.449 pacientes morreram.

A morte mais recente informada pela Fundação Municipal de Saúde é de um homem, idoso, com mais de 80 anos de idade. Contudo, o Município confirma tratar-se de um óbito retroativo. “A FMS informa a inclusão de um óbito confirmado retroativo de março/2021”, diz o comunicado anexado ao boletim.

Desde a virada do ano, mesmo com o aumento dia a dia de contaminações, Ponta Grossa contabilizou quatro mortes em decorrência da covid. O patamar é inferior ao período mais agudo da doença no ano passado e também aos meses finais de 2021.

“Com a chegada da variante Ômicron oficialmente ao Paraná, percebemos a mudança no padrão de contaminação: é mais rápido, mais objetivo. Estamos diante de algo que é muito difícil de controlar e só estamos conseguindo manter os casos ainda sob controle, sem necessidade do aumento de internamentos e também sem contar mais óbitos do que já vínhamos contando, porque temos uma população vacinada”, enfatiza o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

“O impacto é que hoje, daqueles que estão internados, 80% a 90% não tomaram a primeira dose ou não completaram o esquema vacinal”, acrescenta o secretário. É com base no número de mortes, internamentos e população vacinada que o Estado não tem medidas restritivas intensas como no ano passado.

Em contrapartida, Ponta Grossa apresentou ao longo do final de semana aumento na quantidade de internamentos, passando de quatro para sete pacientes. Cinco deles estão em Enfermaria e outros dois são atendidos por Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No boletim anterior não havia ponta-grossenses em UTIs.

Isolados e monitorados

Os dados locais mostram nova elevação de pessoas em isolamento domiciliar. São 2.613 ponta-grossenses nesta condição atualmente. Também houve aumento na quantidade de casos suspeitos monitorados pela Fundação Municipal de Saúde. Ao todo, 3.675 pessoas estão recebendo acompanhamento da administração pública por conta dos sintomas apresentados.

Confira o boletim Municipal de 17/01/2022

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.