em

Ponta Grossa vai mudar estratégia para vacinar crianças contra a covid

Foto: Rodrigo Garrido

Acostumada ao agendamento de vacina contra covid, mas que tem apresentado contratempos nas últimas semanas, a população de Ponta Grossa deve se deparar com nova estratégia para a imunização de crianças. É o que promete a pasta da Saúde.

“Teremos mudanças em virtude do público-alvo”, afirma o secretário de Saúde, Rodrigo Manjabosco, que vai oficializar as alterações estratégicas nos próximos dias.

“Estamos aguardando a Nota Técnica do Estado sobre as condições para a aplicação”, comenta Manjabosco ao ser questionado sobre quais seriam as mudanças especificamente.

Por exemplo, uma recomendação da Anvisa é que as crianças, após receberem a vacina, permaneçam no local para observação por 20 minutos, na companhia dos pais ou responsáveis. O objetivo é verificar eventuais efeitos adversos relacionados à aplicação do imunizante. Isso exigiria espaço adequado a essa finalidade, o que demanda criatividade das prefeituras.

No Rio de Janeiro, por exemplo, Escolas Municipais vão ser ponto de vacinação para as crianças. Alternativa que pode ser adotada por outras cidades brasileiras.

Aplicação

A tendência é que Ponta Grossa inicie a aplicação das doses nos pequenos de 5 a 11 anos já na próxima semana. O Paraná recebe nesta sexta (14), às 7h50, a primeira remessa do imunizante. São 60 mil vacinas para todo o estado. O Governo Paranaense não divulgou ainda a divisão por Regional de Saúde, mas informou que pretende concluir a vacinação desse novo público até março.

Ponta Grossa estima vacinar 35 mil crianças contra a covid. Mas os pais e responsáveis precisam ter calma. Conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde, há uma ordem a ser respeitada. Veja abaixo a ordem determinada pelo Ministério.

  • crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades;
  • crianças indígenas e quilombolas;
  • crianças que vivem na mesma residência de pessoas com alto risco de complicações da covid;
  • crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade: primeiro as de 10 e 11 anos; depois as de 8 e 9 anos; em seguida as de 6 e 7 anos; e, por último, as crianças de 5 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.