em

PG adapta atendimento após aumento em demanda nas UPAs

Município deve transferir pacientes com sintomas leves da UPA para a UBS

Foto: arquivo DC.

A Prefeitura de Ponta Grossa fará, a partir de segunda-feira (10), alterações temporárias no protocolo de atendimento de pacientes que buscam os estabelecimentos de saúde do Município com sintomas respiratórios. O objetivo da medida é otimizar o fluxo de trabalho nos locais. Reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais já havia apontado o aumento em demanda nas UPAs.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco, as mudanças englobam a triagem nas Unidades de Saúde e de Pronto Atendimento (UPA) e a disponibilização das vagas para atendimento nas Unidades de Saúde.

“Com este novo protocolo, os pacientes que procurarem a UPA Santa Paula e Santana com sintomas respiratórios, terão seus sinais vitais verificados e, se apresentarem sintomas leves, serão encaminhados às suas Unidades Básicas de Saúde de referência com uma carta informando os sinais vitais, data e horário que foram atendidos”, explica. “Já as Unidades de Saúde passarão a ofertar 50% das suas vagas diárias no período da manhã e da tarde para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios leves, o que deve contribuir para a diminuição das demandas absorvidas pelas UPAs”, completa Manjabosco.

Demanda nas UPAs

Ainda sobre o novo protocolo, o presidente da FMS ressalta que a indicação para a população que esteja apresentem sintomas moderados ou graves é para que busquem a UPA Santa Paula ou Santana, locais de referência para esses atendimentos. “Nossa intenção em priorizar os atendimentos de pacientes moderados e graves na UPA Santa Paula e Santana é reduzir o contato com pessoas contaminadas com o Coronavírus e Influenza, contribuindo assim para a diminuição da circulação desses vírus”, finaliza.

As mudanças se manterão por um período de 15 dias a contar de 10/01/22, podendo ser prorrogadas. Mais informações podem ser adquiridas no serviço de Call Center da FMS através do telefone 3220-1019 e nas Unidades Básicas de Saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.