em

O trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEPG

Foto: Arquivo DC

O trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEPG: A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela condução do processo de avaliação interna da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promovendo a sistematização das informações e a divulgação dos resultados para os diferentes segmentos da comunidade universitária. O processo de avaliação institucional é planejado pela CPA, que conta com a participação de docentes, discentes, agentes universitários e da sociedade civil organizada, conforme preconiza a proposta de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, Lei 10.861/2004 e o regulamento do processo de autoavaliação da UEPG, aprovado pela Resolução UNIV. nº 40 de 28 de agosto de 2009.

A avaliação institucional organiza os diversos instrumentos avaliativos de acordo com o princípio da integração. Os diversos estudos, reflexões e valorações são articulados em função da compreensão global da universidade. A proposta, de uma avaliação institucional constituída basicamente pelo processo de autoavaliação, que se completa com a avaliação externa. Além disso, a avaliação institucional, tanto na dimensão interna, quanto na externa, incorpora as informações e os resultados de outros instrumentos, tais como o Censo da Educação Superior, o Cadastro das Instituições de Educação Superior, ENADE, entre outras. Assim, pensados em referência à totalidade, estes instrumentos deixam de ser fragmentados ou isolados e adquirem um significado de conjunto.

Os dados são sistematizados em um relatório, apresentados para a comunidade acadêmica e enviados para o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os relatórios produzidos são relevantes para que a gestão da UEPG avalie as ações que precisam de mais atenção, buscando melhoria permanente na qualidade do ensino e do serviço prestado.

A sociedade civil organizada, como citado anteriormente, compõe a CPA e tem papel fundamental para estabelecer o elo entre comunidade interna e externa.

Neste ano, a UEPG inicia o novo ciclo de avaliações, conforme preconiza os SINAES. Com a participação ativa da sociedade civil, será construído um instrumento de avaliação para que a comunidade externa possa opinar sobre as ações da UEPG.

A avaliação institucional, referente ao ano de 2021, será aplicada à comunidade universitária no período de 2 a 28 de fevereiro de 2022. A avaliação para comunidade externa será divulgada em breve.

Uma das vertentes do Observatório Social é representar os Conselhos Municipais e avaliar os trabalhos realizados assim com os resultados propor melhorias. Além do que também desempenha dentro destes órgãos a importante função de monitoramento dos gastos públicos e de combate a corrupção.

Raquel Abdallah da Rocha Oliveira – Presidente da CPA e Diretora de avaliação institucional

Isabella Godoy Danesi – Advogada e voluntária do Observatório Social

Confira mais artigos no DCMAIS

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.