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Ponta Grossa não é única a levar ‘calote’ de empresa de decoração

Foto de funcionários montando estrutura de barracão que irá receber enfeites de Natal no Parque de Olarias, em Ponta Grossa
Montagem de estrutura no entorno do lago iniciou na segunda, mas não avançou / FOTO: José Aldinan

Não é exclusividade de Ponta Grossa um Natal menos iluminado em 2021. A empresa paranaense ‘Adalberto Ramos da Rosa Neto Eireli’, sediada em São José dos Pinhais, deixou de cumprir mais contratos neste final de ano. O problema é nacional, indo além das divisas do Paraná. Pelo menos três cidades de Santa Catarina sofreram ‘calote’ da empresa de decoração e prometem providências jurídicas contra os responsáveis.

Em Piçarras, cidade do litoral catarinense a 300 quilômetros de Ponta Grossa, a promessa era de entrega da decoração natalina até o dia 26 de novembro – seis dias antes do prazo de Ponta Grossa.

Segundo o secretário de Turismo Lávio Dalfovo, a empresa deixou de atender ligações telefônicas da administração pública depois de descumprir o prazo estabelecido.

Além disso, Dalfovo chegou a viajar para São José dos Pinhais a fim de entender o que estava ocorrendo e cobrar a empresa, mas não foi recebido. A comissão de licitação de Piçarras instaurou processo administrativo contra a ‘Adalberto Ramos da Rosa Neto Eireli’.

Restou a Piçarras preparar uma decoração natalina mais simples em frente à própria sede da Prefeitura. O município catarinense havia feito a licitação no dia 16 de novembro, quatro dias depois de Ponta Grossa. O contrato era de R$ 461 mil, abaixo do valor de Ponta Grossa: R$ 847 mil.

Balneário Camboriú

Num dos principais pontos turísticos do Brasil a mesma empresa ganhou a licitação de R$ 1,4 milhão e também está fora do prazo. Dos 13 pontos de decoração, somente dois estavam finalizados até o início desta sexta (10). A cidade até havia se adiantado na preparação natalina. O prazo de entrega era 30 de outubro.

Navegantes

Em Navegantes, próxima de Camboriú e Piçarras, os enfeites também ficaram sob responsabilidade da empresa de São José dos Pinhais. No entanto, a execução dos serviços não foi total e parte do que foi entregue apresenta falhas.

“A empresa que ganhou a licitação está com dificuldades em entregar nosso material. Algumas peças vieram erradas, outras estavam apagadas, mas a empresa passou relatório à Prefeitura indicando que fez um pente fino a fim de colocar todo o material em ordem”, disse o secretário de Turismo de Navegantes, Luciano Lufer, em entrevista ao Diarinho. A administração pública ainda aguarda a conclusão do projeto.

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