em

Ataque no site do Ministério da Saúde não interfere na vacinação em PG

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O site do Ministério da Saúde sofreu um ataque de hacker durante a madrugada e está fora do ar. Não é possível acessar, por exemplo, o aplicativo ConecteSUS, que contém os dados de vacinação contra a covid. Nas duas páginas apareceu uma mensagem dos invasores, dizendo que o ataque foi com o “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.

O ataque não interfere, a princípio, na campanha de vacinação de Ponta Grossa. Consultada, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que a vacinação desta sexta-feira (10) segue normalmente. Estão recebendo a dose de reforço todas as pessoas que tomaram a segunda dose de qualquer uma das vacinas até o dia 14 de julho. No sábado não haverá imunização.

O vírus “Ransomware”, usado para invadir o site do Ministério da Saúde, sequestra o conteúdo do computadores das vítimas e posteriormente os hackers pedem resgate para devolver. Normalmente o pagamento se dá por criptomoedas, que dificultam o rastreamento. O Bitcoin, a mais valorizada, também é a mais usada nos resgates de dados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.