em

Vídeo de turista em parque gera polêmica na internet

Recentemente um vídeo filmado em um dos parques da Disney viralizou na internet e foi centro de uma grande polêmica. O vídeo em questão mostra uma turista tirando uma foto ao lado de um ator, que interpretava o personagem Gaston de “A Bela e a Fera”. Mas ao tirar a foto, a moça acaba tendo a ideia de colocar as mãos no peito do ator, que teve a imediata reação de as tirar de seu corpo e rapidamente afastou a turista, negando uma foto ao seu lado.

Essa atitude gerou uma grande polemica na internet, com várias pessoas concordando e outras discordando do modo que o intérprete tratou a situação. Muitos disseram que ele poderia ter agido de forma menos ríspida, mas também podemos considerar que ele se manteve no personagem, tendo em vista que o Gaston é de fato um personagem com atitudes mais grosseiras.

Ele até poderia ter feito de uma maneira diferente, mas, segundo os princípios da empresa, ele não precisava.

Essa turista infringiu as regras do parque e desrespeitou o ambiente, cometendo o que pode ser considerado assédio em relação ao ator dentro de um parque infantil. Então, vejo a atitude do Gaston como uma atitude correta, mantendo a integridade do parque e das pessoas que lá estão.

Muito provavelmente, se ela não fosse interrompida pelo próprio ator, seria por algum dos membros de equipe que ficam nos arredores, e poderia tranquilamente ser proibida de entrar nos parques da Disney por período indeterminado.

A conduta do intérprete foi tomada com base nas cinco chaves de excelência da empresa, que são, necessariamente nessa ordem: segurança, cortesia, inclusão, show e eficiência. Tentando entender a situação, posso imaginar que o ator que interpretava  o Gaston sentiu que as chaves não estavam sendo seguidas e por isso pode ter agido daquela maneira. Algo completamente compreensível, na minha opinião.

Se fosse ao contrário, com um homem fazendo o mesmo ato com alguma das princesas do parque, seria uma atitude também reprovável e, com toda a certeza, tomaria proporções ainda maiores do que no caso apresentado aqui.

Essa história mostra que nem sempre as pessoas seguem as regras de determinados ambientes e você tem sim o direito de não aceitar determinadas pessoas ou atitudes dentro da sua empresa ou local de trabalho.

Se um cliente tem um comportamento que não bate com os ideais da sua companhia, você pode retirar esse cliente da sua agenda. Será uma perda, sim. Mas a longo prazo, eu tenho certeza de que esse tipo de decisão será benéfica para a sua empresa.

O autoré  autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP.

Confira mais artigos no DCMAIS

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.