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Projeto propõe maior fiscalização nos serviços da Sanepar

Moradores identificaram microrganismos na água que saía das torneiras. Foto: Divulgação

Aumentar a fiscalização nos serviços da Sanepar em Ponta Grossa. É o que prevê o projeto de lei 289/21 protocolado pelos vereadores Julio Kuller (MDB) e Joce Canto (PSC) e que propõe alterações na lei 13.762/20 – que atribui à Secretaria Municipal de Meio Ambiente a competência de supervisionar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Ponta Grossa. A proposta dispõe que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará bimestralmente a fiscalização de organolépticas, fisico-químicas e microbiológicas nos serviços de abastecimento de água e esgoto.

Conforme os vereadores, a proposição tem por objetivo garantir a qualidade no serviço de abastecimento de água e esgoto do Município, ao mesmo tempo que visa atender a reivindicação dos ponta-grossenses que temem pela falta de qualidade no serviço prestado pela Sanepar.

A apresentação do projeto de lei acontece depois que a Sanepar confirmou, na última sexta-feira (15), ter constatado a presença de microrganismos na água distribuída em Ponta Grossa. Em nota, a Sanepar detalhou que a identificação ocorreu na última quarta-feira (13), e que imediatamente foram tomadas as medidas preventivas e saneadoras, com os procedimentos de limpeza das redes afetadas, assim como intensificação nos processos na Estação de Tratamento de Água e na rede de distribuição. Segundo a Sanepar, o microrganismo encontrado estaria sendo eliminado.

Ao usar a tribuna durante a sessão de segunda-feira (18), a vereadora Joce levou uma garrafa com água e na qual, que segundo ela, havia a presença dos microrganismos. Ela comentou sobre a situação, questionando a qualidade da água que a Sanepar vem entregando aos clientes em Ponta Grossa e também sobre as constantes interrupções no abastecimento.

Kuller também falou sobre o assunto na tribuna. “Eu tinha certeza que a Sanepar fazia análise periódica da qualidade da água fornecida”, destaca. “Mas, vemos que a Sanepar entrega água duvidosa para os ponta-grossenses. Então, periodicamente o Município tem que fazer o controle e análise da água servida aos munícipes”, frisa.

Atendimento da Sanepar

Também na sexta-feira, a Sanepar afirmou que fazia atendimento individualizado de cada caso registrado e que os clientes que identificassem qualquer alteração na água deveriam entrar em contato com a companhia, pelo telefone 0800 200 0115. A presença de corpos estranhos na água foi relatada, nas redes sociais, por moradores de diferentes regiões da cidade, incluindo Olarias, Nova Rússia e Uvaranas.

Nesta terça-feira (19), a prefeita Elizabeth Schmidt também cobrou providências da Sanepar sobre a qualidade da água. A empresa foi notificada pelo Município para prestar esclarecimentos com urgência sobre a situação e adotar todas as medidas necessárias para que a água atenda aos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

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