em

Com comando interino, NBPG inicia o Paranaense de Basquete

Paulo Affonso Moreira. Foto: Rodrigo Czekalski/CCR Rodonorte

O Novo Basquete Ponta Grossa/Instituto CCR/Gazin/Unisecal (NBPG) inicia o Paranaense Masculino de Basquete neste domingo (5) fora de casa. O time vai a Maringá, no norte do estado, onde enfrenta a ADRM Maringá a partir das 16h. O palco é o Ginásio Chico Neto.

Os ponta-grossenses vão atuar com comando interino de Paulo Affonso Moreira – coordenador técnico do projeto e da Liga Desportiva (LDPG). Ele assume provisoriamente o lugar de Milos Alexander, que está preso preventivamente na Cadeia Pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, por suspeita de ter agredido e ameaçado a ex-namorada.

Moreira terá como ‘braço direito’ César Fabretti, ex-pivô de equipes como Franca e Paulistano. O jogador de 40 anos de idade ia atuar pelo NBPG no Campeonato Brasileiro de Clubes no primeiro semestre, mas sofreu lesão grave no pé. Durante a recuperação auxiliava Milos nos treinamentos do Novo Basquete.

Moreira garante que não está enferrujado para o comando ao lado das quatro linhas. “Vou acompanhar e resolver a parada aí. Já fiz isso uma vida e faço mais um pouco”, diz.

Ele tem em mãos elenco renovado. Paulo Camilo, Murilo, Samuel e Neema deixaram o grupo após o quinto lugar no Brasileiro. Em contrapartida chegaram Jefferson, Guilherme Schneider, Adriano Big e Tarek.

“Esse elenco que temos é mais ‘redondo’. Ele está mais completo e com melhor capacidade de rodagem dos jogadores. Vai ser uma equipe bastante produtiva”, projeta Moreira.

O jogo contra Maringá, que abre o Paranaense, serve como experimento para o grupo. “Vamos observar as novas opções. Precisamos jogar bastante para o grupo se encaixar bem. Nem sempre só os treinos produzem um bom desempenho”, comenta o treinador.

Adversário

O NBPG tem retrospecto recente positivo contra a ADRM Maringá. Neste ano, os bons resultados vieram pelo Campeonato Brasileiro da CBB. Os dois jogos disputados terminaram com comemoração ponta-grossense. Mesmo assim, Moreira não considera o NBPG favorito.

“Maringá sempre surpreende. É sempre uma equipe jovem e com um ou dois jogadores mais experientes. Eles dão trabalho para todo mundo. A ADRM tem colocado o time para jogar contra equipes mais experientes e está dando muita bagagem para os meninos. Se der mole, eles vêm para cima. Por isso temos de respeitar e jogar de igual para igual”, comenta.

Estadual tem trio na disputa

Além de NBPG e ADRM Maringá, o Campeonato Paranaense Masculino de Basquete tem apenas o Pato Basquete, de Pato Branco, na disputa. Os três times inscritos vão se enfrentar em dois turnos. O primeiro colocado avança para a decisão, enquanto os outros dois fazem partida para definir quem é o segundo finalista. A final está prevista para a segunda quinzena de outubro.

O segundo compromisso do NBPG no Estadual está marcado para 18 de setembro (sábado), às 20h30, no Ginásio Borell Du Vernay. O adversário é o mesmo Maringá. Ainda não há oficialização sobre presença de público em Ponta Grossa.

Já as partidas que envolvem o Pato Basquete dependem de homologação da Federação Paranaense. Os pato-branquenses disputam o Novo Basquete Brasil (NBB) e precisam de encaixe no calendário para conciliação dos dois torneios.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.