em

Gatos são resgatados em Ponta Grossa; 40 felinos estavam com idosos

Foto: Arquivo DC

Voluntários resgataram 40 gatos de uma residência no Jardim Esplanada. A retirada ocorreu na manhã de hoje (15) e faz parte de ação que flagrou um casal de Ponta Grossa que abrigava mais de 350 felinos. O processo de recuperação vem desde janeiro do ano passado, mas as investigações estão em trâmite desde 2017.

A ação de resgate dos 40 animais estava prevista no processo que tramita na Justiça e decorre de denúncia de maus-tratos. Os gatos eram mantidos em más condições sanitárias. Todos eles foram levados para o CRAR (Centro de Referência para Animais em Risco). No local passam por exames veterinários e, na sequência, são identificados.

O Grupo Fauna, que participou do resgate desta segunda-feira ao lado do GAR (Grupo de Apoio aos Resgatinhos), faz o tratamento higiênico dos animais e o encaminhamento para a chamada adoção responsável.

Acordo

Em fevereiro deste ano, a casa dos idosos foi alvo de uma operação da Polícia Civil que resgatou 90 gatos. No entanto, outros 90 permaneceram no endereço naquela oportunidade.

A promotoria que cuida do processo fez então acordo para que 40 felinos fossem recuperados pelo Grupo Fauna. Foi essa a ação que os voluntários executaram nesta segunda-feira. Porém, a Justiça permitiu que 50 animais permanecessem com a família, desde que acompanhados pelo CRAR e que houvesse a castração dos mesmos. Eles precisariam ficar em gatis adequados.

Os grupos de defesa aos animais são contra a decisão. “Não sabemos ainda com quantos a dona permanece. Estamos lutando ainda pela retirada de todos os animais, pois todos merecem ter um lar amoroso e responsável”, enfatiza a advogada Isabella Godoy.

“Os gatos [recolhidos anteriormente] tinham muitos problemas como pulgas, piolhos, desidratação, desnutrição, traumas e dificuldade de socialização”, relembra. Daquele montante de 90 que a Polícia Civil recuperou, pelo menos 60 estão em novos lares.

Gatos são resgatados em Ponta Grossa: primeira ação ocorreu ainda no ano passado. Foto: Arquivo DC

Os resgates anteriores não atingiram a totalidade de animais da casa em decorrência da capacidade de atendimento do CRAR em Ponta Grossa. Não seria possível abrigar todos de uma só vez.

“Muitos felinos continuaram na mesma situação e alguns deles ainda procriaram [naquela época], o que ampliou a superpopulação felina”, lembra Isabella Godoy.

Casal de idosos chegou a ser preso

Homem e mulher, de aproximadamente 60 anos de idade, haviam sido presos em flagrante em dezembro do ano passado. O casal já respondia, há meses, pela ação civil pública movida pelo Grupo Fauna.

“No local foram encontradas muitas fezes, muita urina misturada na comida e uma lotação grande de animais por cômodo. Diante disso, demos voz de prisão ao casal”, disse o delegado Maurício Souza da Luz à época dos fatos. A Polícia Civil ainda encontrou uma segunda residência de propriedade do casal onde estavam escondidos mais animais.

Apesar da situação flagrada pelas autoridades e organizações envolvidas, o casal ganhou liberdade no mesmo dia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.