Pacientes que apresentarem sintomas de covid-19 devem procurar por quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), elencadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), para receber atendimento. O direcionamento dos atendimentos se deu após um comunicado emitido, na manhã de terça-feira (15), pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), gestor da UPA Santa Paula, onde informou que está com demanda acima da capacidade técnica e, diante da situação, a unidade está sem condições de receber novos pacientes.
Os pacientes com sintomas respiratórios leves a moderados podem procurar pela UBS Egon Roskamp, no Núcleo Santa Paula; UBS Cyro de Lima, em Oficinas; UBS Rômulo Pazinato, bairro Nova Rússia e UBS Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas.
De acordo com a FMS, a UPA Santa Paula está atendendo somente casos graves da doença e a previsão é de que os atendimentos sejam normalizados nesta quarta-feira (16). Até a manhã de terça, haviam sete pacientes intubados ou em alto fluxo de oxigênio e outros 31 pacientes estavam em observação.
“Atualmente a equipe está mobilizada para transferir pacientes com maior agilidade. Mas o processo de transferência segue o fluxo da Central de Regulação de Leitos”, informou a Fundação de Saúde.