em

Prefeitura investe mais de meio milhão de reais em capacitação

A Sala de Qualificação Profissional da Prefeitura Municipal divulgou, nesta quinta-feira (4), o balanço de oportunidades oferecidas no primeiro semestre desse ano. Foram desenvolvidos sete projetos diferentes relacionados à capacitação gratuita de estudantes, ambulantes, servidores municipais, estagiários e a população em geral, juntamente a entidades e empresas parceiras da administração municipal.

O órgão concluiu o período somando 1.664 qualificações, além de outras 970 já garantidas para ser desenvolvidas até o final do ano – e, portanto, garantindo um total de 2.634 vagas. Esse número corresponde a quase metade do volume alcançado de janeiro a dezembro do ano passado (5.507), quando a maior parte foi concentrada no segundo semestre e envolveu educação à distância (EaD), quanto neste ano todos os cursos foram presenciais.

Dos sete, apenas dois despenderam recursos dos cofres públicos. O “Capacitação Inclusiva” é voltado à população inscrita no CadÚnico – programa federal que identifica famílias de baixa renda – e realizado há anos em Ponta Grossa com a contratação de treze cursos ministrados pelo Serviço de Obras Sociais (SOS). Ele é responsável pelo maior investimento, correspondente a R$ 513 mil, e oferta 1.100 vagas que possuem cargas horárias diferenciadas, de 36 a 380 horas/aulas. Até o final do mês passado 130 qualificações foram finalizadas, restando 970 vagas garantidas.

O “Três Eixos do Conhecimento” formou 40 técnicos em Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar Condicionado e Manutenção em Refrigeração Comercial e Instalação de Câmaras. Os cursos são realizados em unidades móveis do Senai e tiveram a aplicação de R$ 11.684.

Já os outro cinco projetos foram gratuitos tanto para a comunidade quanto para a Prefeitura, promovidos apenas com a parceria e auxílio de outras instituições. Durante os seis primeiros meses do ano, o grupo mais beneficiado com ações de qualificação foi o dos estudantes: período, 1001 qualificações foram ofertadas tanto a estagiários municipais, a partir do Dia do Estagiário, quanto a alunos do ensino técnico em geral, através do Quali&Tec.

O Quali&Tec é um programa que proporciona orientações para o mercado de trabalho em colégios estaduais e já foi levado a duas das doze escolas que oferecem a modalidade de ensino no município. A previsão é que todas as instituições recebam o projeto até o fim do ano.

Outras 306 qualificações foram realizadas na Semana da Indústria da Fiep, que teve a parceria da Prefeitura para ofertar os cursos de Técnicas de Panificação Básica, Metrologia, Eletrônica Automotiva Básica e Aproveitamento Integral dos Alimentos. Além disso, o primeiro semestre também foi marcado com atividades para os ambulantes que atuam em Ponta Grossa: 149 vagas foram oferecidas aos trabalhadores nos cursos do Bom Negócio Paraná, ofertado em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, e em 'Boas Práticas de Manipulação de Alimentos', atendendo às demandas dos próprios ambulantes.

As oportunidades também se estenderam aos próprios servidores da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP): 38 funcionários da Agência do Trabalhador receberam o treinamento "Qualidade no atendimento", visando melhorias nos serviços prestados no órgão. A atividade fez parte da parceria assinada entre a Prefeitura e o Senac que beneficiará ao longo do próximo semestre toda a população com cursos e ações de qualificação.

Avaliação

Para a diretora da Sala de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, o balanço do semestre é positivo e atende às expectativas da Secretaria. "Contemplamos diferentes segmentos da sociedade com a preocupação de preparar, atualizar, qualificar e oportunizar conhecimento e condições para as pessoas se encaixarem no mercado de trabalho. A oferta dos cursos atendou demandas sociais e do próprio mercado”, avalia Kelyn.

Quanto ao planejamento para o segundo semestre, o secretário da SMICQP, José Loureiro, afirma que a equipe trabalha na criação de novas oportunidade de qualificação e finaliza acordos e convênios para ofertar um número ainda maior de aperfeiçoamentos nos próximos seis meses. Além disso, já no próximo dia 30, será realizada mais uma qualificação para os ambulantes, destinada a manipulação de alimentos, demanda vinda dos próprios trabalhadores do setor.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.