em

Federação adia mais uma rodada do Campeonato Paranaense

Foto: André Jonsson/OFEC

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) comunicou na tarde desta quinta-feira (4) que a terceira rodada do Campeonato Paranaense, que deveria ocorrer nos dias 06 e 07 (sábado e domingo), foi adiada devido ao Decreto Estadual que restringe atividades não essenciais. Com isso, a entidade vai precisar reorganizar o calendário, visto que 16 das 18 partidas que estavam programadas para a primeira semana de competição não aconteceram.

Além dos jogos que estavam programados para o final de semana, a Federação já havia prorrogado a segunda rodada, que deveria ter rolado no meio de semana. No entanto, os problemas em relação às partidas começaram ainda na abertura do campeonato.

Dos seis confrontos que estavam marcados para a primeira rodada, apenas dois ocorreram normalmente. Um deles o do Operário Ferroviário contra o Azuriz, que terminou em empate por 1 a 1. O Ministério Público (MP) havia recomendado à Prefeitura que não liberasse a partida em Ponta Grossa. Mas a Procuradoria Geral do Município argumentou e não criou obstáculo para a realização.

O outro jogo que não teve problemas foi Cianorte e Athletico, com vitória do Leão do Vale por 1 a 0. Já as Prefeituras de Cascavel, Toledo, Londrina e Curitiba acataram as recomendações do MP e não permitiram que a bola rolasse nem mesmo na abertura do Estadual, quando o Decreto do Governo já estava vigente.

Diante deste cenário, a Federação Paranaense vai precisar encontrar brechas para encaixe dos 16 jogos dentro de um apertado calendário nacional. A entidade ainda não definiu datas para a realização dos jogos adiados. Enquanto isso, o Campeonato Brasileiro, por exemplo, está previsto para começar no final de maio, mas a pandemia novamente traz incertezas sobre a manutenção das datas. Por enquanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não se manifestou sobre a possibilidade de adiamentos em seus torneios.

Decreto

Outro contratempo que pode ser enfrentado pela Federação é a prorrogação do Decreto Estadual. Atualmente ele dura até o dia 8, mas os números da covid-19 ainda preocupam no Paraná e existe a possibilidade de restrições por mais uma semana.

A FPF tem trabalhado com os adiamentos rodada a rodada. A entidade não comunicou uma suspensão geral do Campeonato Paranaense.

Postergação

Apesar de não interferir de maneira ampla em todo o Paranaense, a Federação divulgou nesta semana uma série de adiamentos em competições que ainda não começaram. Passaram por alterações a Divisão de Acesso, os Estaduais das categorias de base, as Copas Femininas e o Amador da Capital – Série B. Todos os eventos foram jogados para o segundo semestre.

Operário pode voltar a campo somente para a Copa do Brasil

Caso o Decreto Estadual seja prorrogado e a Federação Paranaense não consiga uma liberação, o Operário Ferroviário só voltará a campo no dia 17 de março (quarta-feira), quando vai atuar pela primeira fase da Copa do Brasil. O compromisso contra o Juventude Samas (MA) está marcado para o Estádio Pinheirão, em São Mateus do Maranhão, às 15h30.

O Campeonato Maranhense está em andamento. O adversário do Fantasma joga neste domingo (7), em casa, contra o Pinheiro.

Ceará

A CBF segue sem sinalizar qualquer adiamento da Copa do Brasil. Contudo, o governador do Ceará, Camilo Santana, declarou ao GloboEsporte que acredita na suspensão das competições.

“Essa decisão precisa ser tomada juntamente com a CBF. Acredito que vão suspender o campeonato nacional, por conta da crise que enfrentam todos os estados brasileiros”, disse.

Fortaleza, por exemplo, está em lockdown e nenhuma partida de futebol do Campeonato Estadual está ocorrendo na capital.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.