em

Com Vila Velha fechada, javalis fuçam áreas de visitação do parque. Veja vídeo

Por Walter Téle Menechino

Com o Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa temporariamente fechado, devido às restrições para conter o avanço da pandemia, os javalis passaram a se aproximar dos locais de visitação humana. A constatação foi feita por fiscais do Instituto de Água e Terra (IAT) durante vistoria da área de preservação ambiental.

Em algumas partes próximas às formações de arenito da Vila Velha, a vegetação foi revirada por javalis à procura de alimento. São animais exóticos, vindos de outros continentes, como Europa, África e Ásia. Foram trazidos para o Brasil para produção de carne. Escaparam, se adaptaram ao ambiente e são considerados espécie invasora.

Veja vídeo produzido na terça-feira (2) pelo chefe do IAT, Ivan Loureiro, que circula por Whatsapp.

Nota do IAT

Consultado nesta quarta-feira (3), o IAT informou que está em estudo a possibilidade de retomar o controle dos javalis. Segue a nota na íntegra:

“Ontem os técnicos realizaram uma vistoria de fiscalização e monitoramento na área do parque e realmente foi constatado que os animais voltaram a aparecer. A diretoria do IAT em Curitiba está analisando a situação e estudando a possibilidade de retomar o controle destes animais no parque, que estão entrando ao entorno das estradas, trilhas de visitação e aceiros.”

Vestígios deixados pelos javalis no Parque Estadual de Vila Velha / Foto do IAT

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.