em

PG deve aplicar vacina em mais de 500 idosos nesta sexta-feira

A atendente de farmácia se emocionou ao ser vacinada nesta semana (Foto: José Aldinan)

A Fundação Municipal de Saúde está prevendo fazer uso de mais de 500 doses para primeira aplicação em idosos, nesta sexta-feira (19), em Ponta Grossa. O público-alvo são pessoas acima de 89 anos de idade, o que inclui aqueles com mais de 90 anos que ainda não foram imunizados. Novamente, a aplicação ocorre na Estação Arte (diante do terminal central de ônibus) e no espaço da Feira do Produtor (ao lado do Restaurante Popular), no sistema drive thru, das 8 às 15 horas. É preciso levar CPF ou RG e a carteira de vacinação.

De acordo com a assessoria de imprensa da FMS, essas doses são as 586 que restaram de um total de 1.410 entregues ao município para aplicação nos idosos. Até o momento, apenas 824 idosos foram imunizados – além daqueles vacinados na Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Foram 103 acamados, 76 na Estação Arte e 645 no drive thru.

Ainda não é possível prever qual será a procura pela vacinação nesta sexta-feira. A prefeitura informou não saber quantos são os idosos com idade entre 89 e 90 anos que foram incluídos agora no grupo prioritário. “O sistema mostra apenas público acima de 80 anos”, revelou a fundação.

Farmacêuticos

Nesta semana, também foram incluídos na vacinação os profissionais atuantes em farmácias. De acordo com a FMS, foram aplicadas 1.036 doses nesse público. Eles estão descritos como prioritários no Plano Nacional de Imunização, inclusive à frente dos idosos. Integram o segmento Trabalhadores de Saúde, que menciona dezenas de profissionais, incluindo fisioterapeutas, odontologistas e médicos veterinários.

Ordem de aplicação da vacina

No Plano Nacional não é especificada a ordem de imunização desses profissionais, mas o Governo do Estado publicou documento anexo ao Plano Estadual de Vacinação, organizando as aplicações. No documento, os atuantes em farmácias estão no subgrupo 9, que vem após os trabalhadores da Vigilância em Saúde e antes dos funcionários do sistema funerário que atuam no contato com cadáveres. Antes, inclusive, dos idosos com mais de 80 anos.

Na quarta-feira (17), Zeni Teresinha Rodrigues foi uma das pessoas que enfrentaram fila para tomar a primeira dose de vacina contra covid-19. Ele é atendente de farmácia, e não conteve as lágrimas no momento em que recebeu a aplicação. “É um momento que a gente tanto esperava… a gente fica nervosa, ansiosa”, justificou.

Paraná

O Paraná já aplicou 308.972 doses, sendo 271.275 da primeira dose e 37.697 da segunda dose contra a Covid-19 até o final da manhã de quinta-feira (18). Ao todo, o Estado recebeu 538.900 doses do Governo Federal até o momento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.