em

Veja os principais desafios e conquistas que marcam o primeiro mês de Elizabeth à frente da prefeitura de PG

Chuvas e crise no transporte público são problemas; Anúncio de novos investimentos e vacinação contra a covid-19 estão entre as conquistas

(Foto: Arquivo DC)

O primeiro mês como prefeita de Ponta Grossa tem sido desafiador para a Professora Elizabeth Schmidt (PSD). O mês, no entanto, também tem reservado algumas conquistas importantes.

Quando Elizabeth tomou posse, em 1° de janeiro, as atividades do estacionamento regulamentado na cidade – o Estar Digital – estavam suspensas, por conta de operação do Gaeco. Depois de muita discussão envolvendo prefeitura, empresa e Ministério Público, a prefeitura anunciou a retomada das atividades na próxima quarta-feira (3).

A prefeita também lida com uma crise no transporte público coletivo. De um lado, funcionários da Viação Campos Gerais chegaram a ameaçar iniciar greve por falta de pagamento de salários; de outro, a empresa afirma que enfrenta uma crise financeira diante dos efeitos da pandemia de covid-19.

No que se refere à pandemia de covid-19, janeiro é o mais mortal da pandemia desde que o primeiro óbito pela doença foi registrado na cidade, em junho de 2020. Entre o dia 1° e 25 de janeiro, foram registrados 61 casos de covid-19. Também no que se refere à pandemia, a prefeitura tem se empenhado para preparar as escolas para a retomada das aulas, o que tem dividido opinião e criado embates com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (Sindserv).

Atrelado a isso, soma-se um mês de janeiro de muita chuva, que tem provocado constantes alagamentos em diversas áreas da cidade, mobilizando a Defesa Civil e causando transtornos à população e comerciantes.

Justiça

A prefeita ainda enfrenta duas questões relacionadas ao período eleitoral. Uma é que ela foi notificada pela Justiça Eleitoral em ação judicial que apura suposta compra de votos pela chapa eleita no segundo turno das eleições. Além disso, Elizabeth teve parecer técnico da Justiça Eleitoral pela desaprovação das contas de campanha; agora, precisará apresentar explicações.

Conquistas

Entre as conquistas no primeiro mês de mandato, destaca-se a vacinação contra a covid-19, que iniciou há poucos dias.

Recentemente, Elizabeth participou, juntamente com o governador Ratinho Junior (PSD), representantes da Ambev e demais lideranças, de solenidade em que a Ambev anunciou investimentos de R$ 370 milhões na ampliação de sua unidade em Ponta Grossa.

Entre os novos investimentos na cidade, está previsto para os próximos meses, a abertura de um novo mercado do Grupo Superpão em Ponta Grossa e que já iniciou a contratação de profissionais.

O maior desafio e conquista, do ponto de vista de Elizabeth

Para a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), a maior conquista é o início da vacinação contra a covid-19. O maior desafio do mês tem sido enfrentar os problemas causados pelas chuvas. Veja o que ela diz:

“Sem dúvida nenhuma, a maior conquista foi o início da vacinação contra a covid-19. Toda a humanidade está lutando contra essa doença, que trouxe dor, tristeza e prejuízos de todos os tipos. Termos iniciado a vacinação, de maneira transparente e muito efetiva, é sem dúvida, para nós, motivo de muita celebração. Estamos no começo do fim dessa pandemia, vencendo essa doença terrível. Eu poderia listar outros mais, como a conquista de novos investimentos na área da indústria, com o anúncio da Ambev, e a geração de empregos, que continua crescendo em Ponta Grossa, apesar da crise.

O maior desafio, além do combate à covid, foi enfrentar as condições climáticas. Há anos não temos um janeiro com tantas chuvas e tão volumosas. Como temos um relevo bem peculiar e um grande número de arroios, chuvas em excesso provocam problemas na mesma proporção. Há anos a Defesa Civil não é acionada tantas vezes num só mês, como agora em janeiro. Tivemos muitas casas alagadas, propriedades destruídas e famílias desalojadas. Além disso, as chuvas intensas também provocaram estragos na malha viária, prejudicando tanto as ruas ainda sem pavimentação como aquelas que já contam com asfalto. O excesso de água e problemas no escoamento resultam em danos ao pavimento. Com o agravante de, em condições assim, ser inviável o reparo emergencial.

Teremos a cada dia novos desafios, mas também novas conquistas. E temos a certeza de estar no caminho certo”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.