em

Ponta Grossa registra queda de maus tratos a animais em 2020

(Arquivo DC)

A Guarda Municipal de Ponta Grossa atendeu, até outubro deste ano, 136 ocorrências de maus tratos a animais no município. O número sugere que 2020 terá uma redução significativa nos registros oficiais desse tipo de crime, já que o ano anterior teve 550 casos verificados pelas equipes entre janeiro e dezembro.

Desde 2016, o município vem observando mais de 148 casos anuais, até que ocorreu o ápice em 2019. De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, a fiscalização da GM e a consciência das pessoas, assim como divulgação de casos pela imprensa, favoreceram o aumento de registros nos últimos anos. Neste ano, em sua opinião, a pandemia pode ter influenciado na queda.

“O cidadão permaneceu mais tempo em casa com seu animal, e pode ter desenvolvido uma relação maior de afeto com os animais”, supôs Lovato, lembrando que a SMCSP é referência no atendimento a maus tratos de animais, pela capacitação dos agentes e por meio das denúncias.

Ocorrências

Até outubro deste ano, a GM realizou mais de 2,2 mil atendimentos à população. Dos 2287 registros, os mais recorrentes são violência doméstica (240), perturbação do sossego (207) e maus tratos a animais (136). Portanto, a violência a animais é a terceira maior causa de acionamento da GM no município.

Fauna

Karina Medaglia, que integra o Grupo Fauna de proteção aos animais, receia que a estatística de redução de maus tratos pode não corresponder à realidade. “A gente que está na luta diária, e que só lida com bicho, tem uma visão diferente de que persistem os maus tratos. E muitos procuram a Polícia Civil também. O que a gente vê de bom é que as pessoas denunciam, não se calam mais diante dos maus tratos”, diz.

Lei quer ampliar denúncias

A Prefeitura de Ponta Grossa sancionou, nesta semana, a Lei 13.847, que prevê a afixação de cartazes orientação a população a denunciar no telefone 153 (Guarda Municipal) os casos de maus tratos a animais, principalmente em clínicas veterinárias e petshops. A lei, de autoria do vereador Jorge da Farmácia, entra em vigor em 60 dias. O texto ainda pode ser regulamentado. No momento, determina que os estabelecimentos comerciais são responsáveis pela elaboração e fixação dos cartazes e, em caso de descumprimento, prevê advertência e multa.

Maus tratos a animais ano a ano

2015 – 73

2016 – 149

2017 – 244

2018 – 232

2019 – 550

2020 – 136*

* Dados até outubro

FONTE: Guarda Municipal

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.