A prefeitura de Ponta Grossa autorizou o retorno híbrido e gradual das aulas presenciais da rede privada de ensino no município. É o que diz o Decreto 18.013, que consta no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (18).
A permissão só ocorre respeitando a Resolução Sesa-PR nº 1.231/2020, que estabeleceu as diretrizes para a implementação e manutenção das medidas de prevenção, monitoramento e controle da covid-19 nas instituições de ensino estaduais, municipais e privadas para o retorno gradativo das atividades extracurriculares no Estado do Paraná.
Para isso, as escolas deverão priorizar medidas para distribuir as aulas presenciais entre os dias da semana, intercalando as séries ou turmas com o fim de evitar maior concentração de alunos no ambiente escolar.
As escolas também deverão manter o ensino remoto para aqueles alunos dos quais os pais ou responsáveis optarem pelo não encaminhamento dos alunos às aulas presencias. A Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde deverá realizar a fiscalização sobre o cumprimento das medidas.
Segundo o próprio decreto, a autorização poderá ser revista a qualquer tempo, cabendo ao Comitê de Gerenciamento de Ações Governamentais para Prevenção e Defesa contra o vírus SARS-CoV-2 opinar pela continuidade das aulas.