em

Municípios da 3ª Regional de Saúde rompem a barreira dos 10 mil casos de covid

As 12 cidades que fazem parte da 3ª Regional de Saúde – sediada em Ponta Grossa – superaram a marca de 10 mil casos de coronavírus. Após os boletins mais recentes divulgados por cada município, a região acumula 10.597 contaminados. Destes, 2.398 ainda estão com o vírus ativo, enquanto 8.007 pessoas são consideradas curadas.

Até o fechamento desta reportagem, os 12 municípios somam 193 mortes em decorrência da covid-19. Os números inicialmente seguem a lógica do total de habitantes. Assim, Ponta Grossa e Castro seguem como as cidades com mais casos e mais óbitos registrados desde o início da pandemia.

Na princesa dos campos, 134 pessoas perderam a vida. Já em Castro são 24 perdas segundo o boletim diário divulgado em 23 de outubro.

A exceção neste critério populacional é Carambeí. Por ser vizinho dos dois municípios anteriormente citados e apresentar circulação de pessoas que trabalham fora do território carambeiense, a cidade aparece em terceiro lugar neste ranking. São 578 casos confirmados, 551 curados e sete óbitos.

Números mais positivos aparecem em dois locais: Ivaí e São João do Triunfo. Os dois municípios são os únicos da 3ª Regional de Saúde que oficialmente não registraram mortes. Ivaí tem 34 confirmações e 32 recuperados. Ou seja, somente dois casos ativos. Os dados de São João do Triunfo são ainda mais expressivos: 16 pessoas foram infectadas e 15 se curaram. Há apenas um ativo.

Ponta Grossa

O boletim desta sexta-feira (23) divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou 65 novos casos da covid-19 em Ponta Grossa. Assim, a cidade chegou a 6.680 contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o documento diário, 4.358 pacientes são considerados recuperados, 2.146 estão em isolamento domiciliar, 13 em leito de enfermaria e 17 em leito de UTI.
Até agora, Ponta Grossa registrou 134 óbitos em decorrência da doença; há ainda outros 13 óbitos por covid-19 a serem confirmados.

Além dos pacientes positivados, 15 ponta-grossenses estão hospitalizados com suspeita de estarem com a doença. Também estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância epidemiológica 3.851 pessoas com casos suspeitos.

Ocupação de leitos

Na Ala Covid do Hospital Universitário Regional (HU-UEPG), que é referência regional no tratamento da doença, 21 dos 30 leitos de UTI estão ocupados. E dos 34 leitos clínicos, 21 estão com pacientes neste momento.

Nos demais hospitais públicos e privados de Ponta Grossa – que incluem o Centro Hospitalar São Camilo, Hospital Geral Unimed, Hospital Municipal Dr Amadeu Puppi, Hospital Bom Jesus, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário, cujos leitos não são exclusivos para pacientes com covid-19, das 95 UTIs, 73 estão ocupadas. Entre os leitos de enfermaria, dos 621 leitos, 372 estão ocupados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.