O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho se reúne hoje com o Ministério dos Transportes para pedir mudanças na lei que quer repassar ao Paraná cerca de mil quilômetros de rodovias federais. A proposta do Governo do Paraná é absorver perto de 200 quilômetros de rodovias, consideradas estratégias e devolver os outros 750 quilômetros restantes.
Na proposta do Paraná, o Estado ficaria com 197,40 quilômetros de rodovias federais, de um total de 945 quilômetros que a União quer estadualizar.
O estudo da Secretaria de Infraestrutura priorizou as rodovias BR-158 (entre Peabiru e Campo Mourão), BR-487 (acesso Oeste de Campo Mourão ao Rio Muquilão) e a BR-272 (Campo Mourão a Goioerê e o trecho Francisco Alves a Guaíra), além da área urbana da BR-476, em União da Vitória. O Estado quer encontrar uma solução negociada, que resolva um problema herdado de 2002. Por isso, nossa equipe técnica escolheu rodovias que poderão ajudar na ampliação da malha rodoviária estadual, disse o secretário.
No encontro, o Estado quer também discutir as ações para devolução da Ponte de Guaíra e também investimentos no acesso do Porto de Paranaguá. O Estado pretende manter 3,5 quilômetros de rodovias federais que hoje dão acesso à ponte Ayrton Senna, pela qual chega-se ao Paraguai e ao Mato Grosso do Sul. Neste ponto já há agrupamentos das polícias Federal e Rodoviária Federal.
No mesmo encontro, o Estado vai pedir agilidade do governo federal na licitação para melhorias da rodovia Ayrton Senna (continuação da BR-277), que dá acesso ao Porto de Paranaguá. O governo federal já anunciou que pretende recuperar, que tem projeto pronto e licitação a ser lançada. Queremos melhorias, pois isto prejudica também o escoamento da safra brasileira, disse.