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Bancada do Paraná discute estudo para federalização e concessão de rodovias do estado

Os deputados que integram a bancada federal do Paraná participaram ontem de uma reunião com a direção da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para debater o lançamento dos estudos para a concessão de quase quatro mil quilômetros de rodovias no Estado. O trabalho tem o objetivo de agregar a malha federal com as concessões estaduais que vencerão em 2021 e tem um custo de cerca de R$ 60 milhões. O valor será ressarcido à EPL pelos futuros vencedores da concessão.

No encontro, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) defendeu a possibilidade de ampliação dos trechos em estudo para possibilitar a viabilização de novos corredores rodoviários no estado, já que o projeto inicial deixa de fora algumas regiões que são consideradas estratégicas para o escoamento da produção do estado. 

"É um bom projeto, mas vamos sugerir a inclusão de outros trechos. Até porque podemos aproveitar esse momento para dar andamento a obras que estão há mais de 20 anos esperando uma conclusão. Outra preocupação é com relação ao valor do pedágio, que precisa ser justo", avaliou Rubens Bueno.

O deputado Aliel Machado (PSB), por sua vez, destacou a importância de ações para as rodovias Transbrasiliana (BR-153) e a Transboiadeira (BR-487), além de outras dos Campos Gerais. "O ministro Tarcísio [Gomes de Freitas, de infraestrutura] já havia me adiantado, em audiência pública, que o Governo Federal irá retomar as rodovias paranaenses que hoje estão sob a responsabilidade do Estado. Falamos da necessidade de optar pelo modelo de menor preço para as futuras concessões. Assumo o compromisso de acompanhar e debater a situação das rodovias, sugerindo melhorias que reflitam em benefícios pra população", destacou.

De acordo com o presidente da EPL, Arthur Lima, a empresa está aberta a sugestões para a ampliação dos estudos. A inclusão de novas rodovias deverá ainda ser debatida com o governo do Paraná e o Ministério da Infraestrutura.

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