Menu
em

Suspeito agride conselheiro tutelar e é contido com ‘mata-leão’

Um homem foi preso, na manhã desta sexta-feira (28), após agredir um conselheiro tutelar, na sede do Órgão, localizado no Bairro Jardim Carvalho, em Ponta Grossa. Segundo o relato dos conselheiros, na noite de quinta-feira (27), o Conselho Tutelar Norte recebeu denúncia de agressão de um homem contra a filha adolescente. Como de praxe, um conselheiro se dirigiu até o endereço para verificar a situação e avaliar que tipo de encaminhamento seria dado ao caso.

Ocorre que o suspeito já possuía em seu histórico denúncia anterior de suposta agressão. Esse fato motivou o conselho a acionar o apoio da Guarda Municipal, que se fez presente no local. “Na casa, verifiquei que a situação era mais tranquila do que apontava a denúncia. A adolescente não tinha marcas de agressão, e o ambiente não demonstrava risco imediato. Assim, apenas entreguei a ele uma notificação para que viesse à nossa sede no dia seguinte”, conta o conselheiro Luan Marcelo Batista. Mesmo assim, o pai da adolescente ergueu o tom de voz, sendo orientado pelo conselheiro a aguardar até o dia seguinte para que pudessem conversar melhor sobre o caso.

Nesta sexta-feira, conforme solicitava a notificação, o suspeito esteve na sede junto com a filha. A conversa seguiu dentro da normalidade até que ele viu que o conselheiro elaborava uma advertência que seria entregue em seguida. A partir daí, os ânimos se alteraram. “Ele bateu e virou a mesa, pulou pra cima de mim e a gente entrou em luta corporal. Acabou me acertando alguns golpes na cabeça, mas consegui imobilizá-lo”, contou o conselheiro. Colegas filmaram a situação e acionaram a Polícia. Para Batisa, a situação se soma a outras parecidas que ocorrem diariamente. Ele acredita que se cada sede tivesse guardas municipais, por exemplo, os casos de agressão poderiam ser evitados.

 

Polícia

Policiais do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) e equipe da Polícia Militar encaminharam o cidadão à Delegacia de Polícia Civil para esclarecimentos e foi registrado o Boletim de Ocorrência. A adolescente e sua mãe, que também relatou já ter sofrido agressões do esposo, foram realocadas para morar, temporariamente, em outra cidade. O pai foi ouvido e liberado, em razão da natureza leve das agressões, mas deve ser ouvido em novo depoimento nos próximos dias.

 

Guarda Municipal

O comandante da Guarda Municipal, Edson Witek, ressalta que a GM presta apoio aos Conselhos Tutelares de Ponta Grossa sempre que solicitado. “Cada vez que for solicitado, a GM prestará apoio aos conselheiros ou aos assistentes sociais. Mas acredito que ficaria inviável colocar um guarda em cada Conselho, considerando o elevado número de postos de atendimento e grupamentos que já prestam esse tipo de auxílio”, diz Witek.

 

Divulgação
Conselheiro precisou imobilizar cidadão com as próprias mãos até chegada da Polícia

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile