O Diário dos Campos entrevistou na manhã desta quarta-feira (12) o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil. Ele vem ao estúdio do DC para falar sobre os resultados da pasta, o crescimento dos negócios no Paraná e a desburocratização que simplifica a abertura de empresas no estado. Veja na íntegra abaixo:
Marco Brasil comemorou o saldo positivo de abertura de empresas que o Paraná consolidou nos dez primeiros meses de 2025. Ao todo, o estado teve 308.507 negócios abertos e 175.370 fechados. De janeiro a outubro, o saldo foi de 133.137 empresas, enquanto no mesmo período de 2024 o número era de 117.972.
De acordo com o titular da pasta, isso mostra a competitividade do Paraná em simplificar a vida de empreendedores de todos os portes, bem como da habilidade do Governo Ratinho Júnior em atrair investimentos estrangeiros.
Outro dado positivo comemorado pelo secretário foi que, na média, leva apenas cerca de oito horas para abrir uma nova empresa no Paraná, de acordo com dados da Junta Comercial do estado. O tempo é menor do que o das principais economias estaduais do país: PR, SP, RJ, SC, MG, RS e outras. O Paraná ficou apenas atrás do Sergipe e do Piauí, estados com bem menos atividade empresarial.
O secretário, que ocupou mandato de deputado federal por cerca de dois anos e oito meses antes de assumir a pasta no Governo Ratinho, diz que é pré-candidato para mais um mandato de deputado federal em 2026 e que, aos 58 anos, está longe de parar.
