em

Estabelecimento em Uvaranas sofre o sexto assalto no ano

Somente nesta quarta-feira (19) foram registrados dois assaltos a estabelecimentos comerciais na região do bairro Uvaranas, em Ponta Grossa. De acordo com o relatório divulgado pela Polícia Militar, uma das ocorrências foi registrada ainda no período da manhã, enquanto a outra aconteceu à noite.

No primeiro caso registrado, por volta das 8h13, na rua José de Alencar, o alvo foi uma lanchonete. O proprietário relatou à polícia de que dois indivíduos armados entraram no estabelecimento e, mediante ameaça, exigiram o dinheiro do caixa. Levaram ainda um aparelho celular e um notebook. Eles fugiram a pé, sentido Vila Rio Branco, mas não foram localizados.

Já na noite do mesmo dia, por volta das 19h20, foi a vez de uma panificadora localizada na rua Almirante Barroso, no mesmo bairro, ser vítima da ação dos criminosos. Portando arma de fogo, um suspeito entrou no estabelecimento e exigiu dinheiro do caixa. Depois, fugiu a pé e também não foi encontrado.

Recorrente

O proprietário da panificadora conta que este foi o sexto assalto somente neste ano. “No início do ano, sofremos cinco assaltos, um em seguida do outro”, explica. Conforme ele, cinco roubos foram praticados pelo mesmo suspeito. “Depois de algumas vezes conseguimos perceber que acontecia sempre da mesma forma. Primeiro vinha uma mulher com uma criança comprar pão, para sondar o movimento do lugar, e logo em seguida aparecia o rapaz para roubar”, explica. De acordo com ele, o suspeito acabou preso acusado de ser o autor de dezenas de assaltos.

Devido aos constantes assaltos, que nem as câmeras de segurança intimidaram os suspeitos, o proprietário do estabelecimento decidiu contratar um segurança. “A gente teve que apertar as contas e gastar mais cerca de R$ 2.500 por mês para tentar se sentir um pouco mais seguro”, explica.

Mas, depois de um período de trégua, a panificadora foi novamente assaltada, na quarta-feira. “A mesma mulher das situações anteriores passou em frente à panificadora e ficou observando o movimento. E, logo depois este outro indivíduo chegou armado e roubou o dinheiro do caixa”, conta. Conforme o proprietário, o rapaz aproveitou o momento em que segurança se ausentou momentaneamente do local para agir.

As câmeras de segurança flagraram as ações anteriores, mas o roubo desta quarta-feira não foi registrado devido a um problema no aparelho.

 

Assunto já foi debatido na Câmara

A questão de segurança na região também já foi tema discutida durante sessão na Câmara de Vereadores. O vereador João Florenal (PTN), que é dono de um estabelecimento comercial na região, relatou que já foi vítima da ação de bandidos por diversas vezes intensificação das ações de segurança no local. “O bairro cresceu muito e de forma desordenada, o que acabou aumento estes índices. O nosso sentimento é de abandono”, reclama.

Ele reivindica a instalação de um posto avançado da Guarda Municipal no local ou a instalação de uma Companhia da Polícia Militar. No entanto, pelo menos por enquanto, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública descarta a instalação de módulos fixos da Guarda Municipal.

No entanto, a Secretaria reforça que a Guarda Municipal realiza diariamente ações de patrulhamento com as equipes da Romu e Getam, além de monitoramento com o módulo móvel Nobel.

Além disso, conforme a Secretaria, Uvaranas é a região de Ponta Grossa contemplada com o programa ‘Crack, é possível vencer’ o que, junto às outras ações da GM, faz com que o bairro seja um dos mais bem assistidos pela administração municipal.

 

Ação policial tenta coibir crimes

O delegado da Seção de Furtos e Roubos da Polícia Civil de Ponta Grossa, Fernando Maurício Jasinski, destaca o trabalho preventivo realizado pela Polícia Militar e ressalta que a seção vem trabalhando incessantemente para prender criminosos e grupos que têm se organizado na prática desses crimes. De acordo com dados da Seção divulgados em junho, Uvaranas é a região da cidade em registros de furtos e roubos, perdendo apenas para o Centro. “É fundamental que as vítimas e testemunhas compareçam à delegacia para nos passar o máximo possível de detalhes sobre as ações para que possamos identificar a autoria e representar pela prisão o mais rápido possível”, frisa o delegado, acrescentando que normalmente o mesmo indivíduo é responsável pela prática de diversos roubos.

 

Últimos 30 dias

No último mês, o número de registros de roubos a estabelecimentos comerciais registrados em Uvaranas chegam a quase dez e incluem panificadoras, postos de combustíveis, lanchonetes, supermercado, entre outros estabelecimentos. Os dados se referem apenas aos registros em Uvaranas, sem contabilizar as ocorrências nas vilas da região.

 

Divulgação
Estabelecimento em Uvaranas sofre o sexto assalto no ano

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.