em

DCMAIS Trabalho e Renda completa um ano com histórias inspiradoras

O programa semanal DCMAIS Trabalha e Renda, transmitido todas as quartas-feiras pelos canais do portal dcmais, completou um ano neste mês. Apresentado pelo professor Nelson Canabarro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o programa já completou 47 edições com 43 pessoas entrevistadas, que contaram suas histórias inspiradoras para ingressar no mercado de trabalho em diferentes países.

“Era outubro do ano passado quando o diretor do Jornal Diário dos Campos, Wilson de Oliveira, me convidou para fazer um programa no recém-inaugurado estúdio do jornal. A ideia era fazer a produção de conteúdo, voltado para o emprego e renda, e que fosse além do jornalismo. Então estudamos a possibilidade de fazer um programa para discutir a questão do mercado de trabalho e o impacto da tecnologia”, relembrou Canabarro.

A partir de algumas entrevistas sobre o tema, o professor recorda que o programa ganhou um novo rumo a partir das entrevistas. “Comecei a investigar a história de pessoas que nasceram ou que se formaram em Ponta Grossa e que hoje atuam em grandes empresas fora do país. A partir dessa linha, nós sentimos que o programa ganhou ainda mais visibilidade para incentivar os estudantes daqui a acreditarem nos seus sonhos”, contou.

Em um ano, o programa contou com entrevistas de pessoas de Ponta Grossa e que hoje estão no Canadá, Estados Unidos, África, Europa e Ásia. “Artistas, jornalistas, engenheiros e digital influencers já foram entrevistados pelo programa”.

Canabarro lembra que as pessoas que assistem são, em sua maioria, jovens que vão prestar vestibular ou que estão na universidade. “Todos os personagens contaram histórias reais e possíveis. Eles tiveram dificuldades, mas foram atrás dos seus sonhos e conseguiram. Todos então podem se inspirar e tentar”, ressaltou.

Novidades

Para 2022, o programa prepara algumas novidades, entre elas, a mudança do nome para DCMAIS Sucesso. “Nós estamos contanto histórias de sucesso e o dinheiro é uma consequência do sucesso. É importante que você seja realizado com a sua história e, por isso, queremos mudar para esse nome no próximo ano”.

O apresentador também analisa a possibilidade de diversificar as entrevistas. Por enquanto, os personagens são de Ponta Grossa, mas Canabarro pensa em ampliar para pessoas de outras regiões.

“A pandemia favoreceu os processos seletivos on-line e isso possibilitou ainda mais. Vemos que esse foi um ano de muitas descobertas, com histórias possíveis, de pessoas que venderam suas coisas para comprar a passagem e ir embora. Costumo dizer que a tua origem não define o teu destino, é a tua mente que vai dizer onde você vai”, finalizou.

Assista

O programa é transmitido todas as quartas-feiras, às 9 horas, no canal do YouTube/portaldcmais, Facebook e www.dcmais.com.br.

Assista a edição #47 exibido na quarta-feira (17).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.