em

Escola ajuda os alunos a superarem os desafios da transição entre a infância e a adolescência

Por volta dos 8 anos de idade, meninos e meninas começam a experimentar diversas transformações, desde mudanças físicas até alterações comportamentais. Assim começa a fase da pré-adolescência, que se estende até os 12 anos de idade.

Nesse período, na escola, também acontecem muitas mudanças e é lá que os alunos passam a maior parte do tempo. Além do aumento no número de professores, com o avançar dos anos, a grade curricular vai aumentando, bem como as exigências. Os alunos começam a desejar e a ter mais autonomia, dentro e fora da escola. 

Para a professora Raquel Boff, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do Colégio Positivo (CIPP) o apoio da escola é fundamental para que haja serenidade no processo, “estimular o desenvolvimento dessas jovens mentes e corações, acolhendo-os, fortalecendo-os e auxiliando-os a encontrar o seu lugar no mundo é função da escola”, comenta.

É preciso paciência, respeito e cuidado para que os estudantes se adaptem às descobertas, curiosidades e inseguranças que surgirão a todo momento.

Sob essa perspectiva, o Portal DCmais e o Colégio Positivo – Master conversaram sobre o papel da escola, a importância do vínculo familiar e como é possível lidar melhor com essas transformações, além de outras questões.


Confira a entrevista completa abaixo:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.