Menu
em

Veja informações sobre isenção do IPVA para carros híbridos e elétricos

close-up-no-carregamento-do-carro-eletrico (1)
Veja informações sobre o IPVA de carros elétricos. Foto: Freepik

Carros híbridos e elétricos estão tomando conta do país. O mês de janeiro de 2024 foi o segundo melhor de toda a série histórica de vendas. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), houve o emplacamento de mais de 12 mil veículos eletrificados (elétricos e híbridos) no Brasil. Ou seja, isso representou um avanço de 167% em comparação com o mesmo mês no ano passado.

As cinco cidades que mais emplacaram foram São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Além da economia financeira oferecida pelo carro e diminuição de poluentes ao meio ambiente, adquirir um veículo eletrificado traz outras vantagens, como por exemplo a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor), mas isso apenas em alguns estados como no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul. Já em outros estados como Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo as taxas possuem um desconto.

Em Alagoas, os carros são isentos no primeiro ano e passa a ter cobrança no segundo. Em Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão os veículos passam a ter isenção do IPVA caso sejam fabricados e emplacados em seus respectivos estados.

O Paraná fazia parte do grupo que isentava a cobrança desde 2019, a lei que garantia essa situação terminou em dezembro de 2023 e não houve prorrogação. Passando os veículos eletrificados emplacados no estado a integrar a tabela de valores venais para o cálculo do IPVA.

Segundo o Governo do Paraná, teria sido adotado essa medida de isenção para incentivar a compra de carros elétricos e híbridos, em prol das políticas públicas a favor das matrizes limpas, e com o aumento da frota de carros de mais de 50% em um ano, essa evolução foi usada como justificativa para acabar com o benefício.

São Paulo

No começo de junho, em São Paulo, os deputados aliados ao governador articularam para aprovar na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) o projeto que isenta do IPVA carros híbridos e movidos a hidrogênio que custem até 250 mil reais.

A proposta tem dividido a bancada, pois em 2023 houve o veto do projeto que isentava os carros elétricos da cobrança do IPVA. Se aprovado, a isenção será em 2025 e 2026, e seguindo com uma alíquota progressiva a partir de 2027, sendo os seguintes carros:

  • FCEV (Hydrogen Fuel Cell Electric Vehicle) movido a hidrogenio
  • PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) híbrido com conector externo para recarga
    com a possibilidade do uso de gasolina ou etanol
  • HEV (Hybrid Electric Vehicle) híbrido pleno com sistema próprio para gerenciar os
    motores elétricos e a combustão
  • MEV (mIld Hybrid Electric Vehicle) híbrido leve com a eletricidade auxiliando a
    reduzir a queima de combustível nas partidas

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile