Menu
em

Tecpar apresenta tecnologias de materiais para trânsito no Smart City Expo Curitiba

Tecnologia para o trânsito
Palestra de Wellington Vechiatto, gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do TECPAR no estande Smart Paraná no Smart City sobre uso de tecnologias no trânsito. Foto: Hedeson Alves/TECPAR

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresentou, nesta quinta-feira (21), suas soluções tecnológicas para a segurança viária e trânsito nas cidades no Smart City Expo Curitiba 2024. Esta é a versão brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo.

A palestra foi realizada no estande Smart Paraná, espaço do Governo do Estado que apresentará mais de 20 painéis sobre projetos e investimentos ao longo do evento. Além, de rodadas de podcasts diários, realizados no próprio estande.

O painel apresentado pelo Tecpar, que participa do evento vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), foi conduzido pelo gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, químico industrial e mestre em Bioenergia, Wellington Vechiatto.

Ele falou sobre Sinalização Viária para Compras Públicas Municipais. Assim como, compartilhou as soluções desenvolvidas pelo instituto para tornar as cidades mais eficientes em relação ao trânsito e à mobilidade urbana. O Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, em parceria com o Departamento de Transito do Paraná (Detran-PR), avalia a qualidade dos materiais utilizados na sinalização viária em 247 municípios.

Segundo Vechiatto, para fazer uma cidade inteligente na área viária não é preciso construí-la novamente, mas sim buscar reorganizar o seu trânsito. Isso é feito, de acordo com o técnico, com uma sinalização de qualidade, que contribua para os veículos trafegarem com uma visibilidade melhor do asfalto, além de identificações de faixa, de vias de pedestre, das sinalizações de conversões e placas, por exemplo. “Toda essa sinalização deve ser aplicada de acordo com as normativas”, reforçou. 

“O Tecpar tem a competência para verificar se a sinalização atende ou não essas questões, e assim a cidade pode ter um fluxo melhor de tráfego e mobilidade. Nossos laboratórios utilizam as tecnologias disponíveis para conferir se são atendidos os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais legislações”, salientou durante a palestra.

Mobilidade inteligente

O palestrante também explicou que para construir uma ciclovia o município não precisa de grandes obras ou investimentos, mas pode simplesmente demarcar uma área, pintar com a tinta vermelha indicativa, e terá uma ciclofaixa. Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal, este tipo de sinalização identifica que naquela faixa só podem circular bicicletas ou ciclomotores de baixa velocidade. Então, ele afirma, essa também é uma forma inteligente de melhorar a mobilidade, apenas investindo na pintura.

“O único investimento para isso seria na adequação da pintura e das das placas, por exemplo. Mas é importante ter qualidade na identificação dessas placas, para que elas tenham boa visibilidade e durabilidade”, ressaltou.

Vechiatto destacou que o Tecpar pode auxiliar os municípios nas licitações de compras públicas municipais. Por meio de consultoria técnica e assessoria, o instituto apoia prefeituras e órgãos públicos de todo o País na elaboração de editais de licitação. “É um serviço que orienta gestores e servidores públicos sobre como definir critérios mínimos de qualidade para a aquisição de produtos. O objetivo é contribuir para a eficiência nas compras públicas e garantir a aplicação adequada dos recursos”, pontuou.

Os técnicos do instituto auxiliam na elaboração do Termo de Referência. Ou seja, com a descrição técnica do produto, até a análise de conformidade dos materiais entregues ao contratante após a compra para assegurar o atendimento à legislação e demais normas. “O Tecpar pode auxiliar informando quais são as normas que a prefeitura deve seguir, o que ela deve exigir no edital de licitação, e também acompanhar todo o processo de instalação. Isso, desde a compra e instalação das placas, até a pintura no asfalto”, afirmou.

Segurança alimentar

Nesta sexta-feira (22) será o último do Smart City Expo Curitiba 2024. A gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão, irá realizar uma palestra sobre o uso de ferramentas de Business Inteligence (BI) para monitorar a segurança alimentar e nutricional da alimentação escolar, a partir das 9h30.

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile