em

Semáforo ou faixa elevada: de quem é a preferência?

Pedestres devem apertar botão de semáforo para atravessar na faixa elevada (foto: José Aldinan)

O trânsito em Ponta Grossa (PR) ganhou, recentemente, diversas faixas elevadas com semáforo de acionamento pelos pedestres. Obviamente, a intenção é dar maior segurança e organização à travessia das pessoas. Porém, o equipamento é capaz de causar confusão. Afinal, se a faixa elevada já evidencia a preferência do pedestre, o acionamento do semáforo é mesmo necessário? A reportagem do Diário dos Campos e portal DCmais foi atrás da informação. Saiba o que diz a lei:

Semáforo com faixa elevada

Ponta Grossa recebeu a primeira faixa elevada em 2014. À época, a novidade foi colocada diante do prédio da Prefeitura, como forma também de monitoramento de seu uso. O equipamento, já de larga utilização em outros municípios, tem a intenção de fortalecer uma premissa básica do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): a preferência é do pedestre. Ao elevar o pedestre, o motorista vê reafirmada essa preferência, e se obriga a parar.

No entanto, mesmo com a faixa elevada sendo instalada em outras regiões da cidade, muitos motoristas não obedeciam a regra. Cruzavam sobre a faixa elevada, enquanto pedestres estavam atravessando. Para minimizar os riscos de atropelamento, o Município adotou uma estratégia nova: o semáforo com botoeira sobre a faixa de pedestre. Dessa forma, antes de cruzar, o pedestre aciona o botão e interrompe o fluxo de veículos. Mas isso faz surgir uma dúvida na mente dos pedestres: se eu estiver caminhando, posso atravessar sobre a faixa sem acionar o semáforo?

Faixa elevada ou semáforo?

Parece redundante, e até irregular, colocar uma faixa elevada para priorizar o pedestre, e depois mais um semáforo com o mesmo objetivo. No entanto, a medida está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 70.

“Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código”.

Portanto, a faixa elevada serve para que o veículo interrompa a passagem, assim que o pedestre manifestar interesse em atravessar. Mas esse direito deixa de ser imediato, caso haja semáforo com a botoeira para uso do pedestre.

Sendo assim, pedestres que atravessam as faixas elevadas enquanto o sinaleiro está aberto para os carros devem rever seu comportamento. Porque, quando existe uma faixa de pedestres junto com um semáforo, o pedestre deve aguardar sua vez para atravessar na faixa quando o sinal estiver verde.

E se eu ainda estiver atravessando?

Se o sinal mudar para amarelo ou vermelho durante a travessia, os veículos são obrigados a esperar até que todos os pedestres tenham concluído a travessia.

Seis locais de PG com faixa elevada + semáforo

  • Av. Visconde de Taunay, 950 (Prefeitura de Ponta Grossa)
  • Av. Carlos Cavalcanti, 853 (Tozetto Uvaranas)
  • Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 1553 (Colégio Estadual Cívico Militar General Osório);
  • Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 2145 (Colégio Estadual Cívico Militar General Antônio Sampaio);
  • Av. Visconde de Mauá, 640 (Colégio Estadual Cívico Militar Professor Colares); e
  • Rua Joaquim de Paula Xavier, 636 (Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez).
Pedestres devem apertar botão de semáforo para atravessar na faixa elevada (foto: José Aldinan)

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.