em

São Paulo pode ter IPVA zero para carros elétricos e híbridos em 2024

Com a expectativa de entrar em vigor já no próximo ano, os carros elétricos e híbridos que circulam no estado de São Paulo podem ter redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou até mesmo alíquota zero. Quem anunciou a informação foi o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, no final de abril, durante uma visita à fábrica da GWM em Iracemápolis (SP).

Desde o ano passado São Paulo já disponibiliza o desconto de 50% para os veículos eletrificados de qualquer valor. E, no entendimento do governador, expandir essa medida para todo o estado é mais um incentivo para mobilidade elétrica.

Ainda que a isenção de IPVA se mostre uma medida favorável, se efetivada, São Paulo irá de encontro a organizações como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea que junto com o Governo Federal estuda um possível aumento da carga tributária sobre veículos elétricos e híbridos com a retomada do Imposto de Importação sobre esses veículos.

Investimentos no setor

O Estado de São Paulo concentra boa parte do ainda iniciante mercado de veículos elétricos do Brasil. Além disso, também as principais iniciativas para a produção desses modelos.

A GWM, por exemplo, está investindo mais de R$ 10 bilhões para transformar a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis em um polo de veículos híbridos e elétricos. A fábrica servirá toda a América Latina a partir de 2024. A companhia destaca que será um novo complexo automotivo com capacidade para 100 mil veículos por ano. Além disso, irá gerar 2 mil novos empregos diretos até 2025.

A Toyota também anunciou aporte de R$ 1,7 bilhão para fazer um novo SUV compacto com motor híbrido flex na unidade de Sorocaba (SP). Assim como sua adesão ao Programa ProVeículo Verde, do Governo do Estado de São Paulo.

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.