Foto: Arquivo Nacional.
A história do ônibus remonta ao ano de 1.662, no século 16 em Paris, França. Na época, o Rei Luís XIV publicou um decreto real autorizando a criação de uma linha de ônibus. O objetivo do monarca foi de criar um meio de transporte para pessoas com menos condições financeiras ou para àquelas que não possuíam qualquer tipo de transporte.
Desde o início, esse decreto exigia que os ônibus possuíssem horário fixo e deveriam sempre partir de bairros mais distantes e seguir em direção ao centro da cidade. O projeto deu certo por um tempo, mas acabou perdendo popularidade.
Com isso, a pergunta que surge é: por que os ônibus perderam popularidade? E como isso acontece no Brasil?
A história do ônibus no Brasil
Foto: Arquivo Nacional.
De volta ao Brasil, o primeiro registro de linhas deônibus acontece no ano de 1.817, por meio de uma concessão do Rei D. João VI ao sargento Sebastião Fábregas de Suriguê, na época membro da Guarda Real.
As duas linhas de ônibus faziam a rota da Praça XV Quinta da Boa Vista e Praça XV para Fazenda de Santa Cruz, no Rio de Janeiro/RJ e contava com tarifa e horário fixos.
Diferentemente dos atuais veículos, os ônibus daquela época operavam por meio de tração animal, utilizando cavalos e mulas para puxar os bondes. Além disso, era lento e levava o tempo total do trajeto em torno de 5 horas.
Aproximadamente 20 anos depois, foi criada a primeira empresa de ônibus do Brasil: a Companhia de Omnibus, do desembargador Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho. Mesmo assim, carruagens, cabriolés e tílburis permaneceram operando como concorrentes dos ônibus da época.
Entretanto, a ascensão dos ônibus diminuiu com a chegada dos bondes elétricos em 1.868. Somado a isso, o cenário urbano passou por diversas transformações, devido ao avanço de novas tecnologias, projetos de urbanismo e mobilidade e com o próprio crescimento dos centros urbanos.
Qual foi o primeiro ônibus movido a gasolina no Brasil?
A circulação dos bondes elétricos prevaleceu até 1908 com as primeiras linhas de ônibus movidos a gasolina aparecerem. A iniciativa foi do empresário Octavio da Rocha Miranda, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Nesse sentido, a linha fazia o trajeto entre a Praça Mauá e o Passeio Público.
Por fim, apesar da tecnologia avançada, como por exemplo o biodiesel e ônibus elétrico, o setor de transporte registrou queda de 25% em 4 anos.
E você, sabia dessas histórias? E na sua cidade, como funciona (ou não) o transporte público? Ainda tem bondinho ou carroça por aí? Compartilha com a gente nos comentários.