em

Qual é a viagem de ônibus mais longa do mundo? 

A viagem mais longa do mundo se inicia no Rio de Janeiro, cruzando o Brasil, com destino ao Peru. Esse trajeto cobre mais de 6 mil quilômetros e pode ser percorrido de ônibus em cinco dias. Ou seja, são cerca de 120 horas viajando de ônibus por alguns dos cenários mais belos da América do Sul. 

Além disso, esse trajeto de ônibus passa por diferentes estados brasileiros, partindo da região Sudeste, em direção ao Norte do país.  

A viagem começa no estado do Rio de Janeiro, seguindo por São Paulo. Na sequência, o ônibus passa pelos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, seguindo para Rondônia e Acre, até chegar à fronteira com o Peru.  

Esse itinerário também percorre a Amazônia Peruana, cruzando a Cordilheira dos Andes e passando pela Rodovia Transoceânica, até chegar ao ponto final: Lima, a capital do Peru.

Como surgiu a viagem mais longa do mundo? 

Vista externa de viagem de ônibus no carro da Trans Acreana
Foto divulgação (site Oficial Trans Acreana).

A companhia peruana Expreso Internacional Ormeño era a responsável pela viagem mais longa do mundo. Entretanto, em 2020, a empresa encerrou suas atividades devido as restrições geradas pela pandemia de Covid-19.  

Com isso, em março de 2023, a viação rodoviária Trans Acreana assumiu a rota de ônibus mais longa do mundo. 

Quanto custa fazer a viagem mais longa do mundo? 

Antes de tudo, você precisa se preparar financeiramente, fisicamente e psicologicamente para essa viagem. Isso vale tanto para quem já fez uma viagem longa de ônibus quanto para quem nunca viajou mais do que 2 horas entre dois destinos. 

Para os brasileiros viajarem para o Peru, é necessário portar RG com no máximo 10 anos de expedição ou passaporte atualizado. 

Os valores podem variar de acordo com a época do ano, devido as diferenças entre a baixa e a alta temporada. Porém, em uma simulação, se você, por exemplo, partir do Rio de Janeiro/RJ ou de São Paulo/SP, as passagens podem custar R$ 2 mil (ida e volta).  

Para verificar a disponibilidade de datas, você pode acessar o site da Trans Acreana

Rotas do ônibus  

Vista interna de cabine de ônibus com Sol entrando pelo para-brisas.
Foto: Pexels.

Por ser uma viagem com mais de 6 mil quilômetros de extensão, a frequência dessa rota acontece apenas uma vez por semana, sempre às quintas-feiras. 

Todos os ônibus da Trans Acreana possuem dois andares. Na categoria Leito, o carro conta com WiFi, tomadas USB, travesseiro, manta e cortinas de privacidade.  

Além disso, a linha faz diversas paradas para embarque e desembarque ao longo do trajeto, bem como outras pausas para as refeições. 

Além da linha Rio de Janeiro X Lima, a Trans Acreana opera outra linha internacional: Rio Branco X Puerto Maldonado. Esse trecho conta com saídas do Brasil todas as segundas, quartas e sextas-feiras, e partindo do Peru às terças e quintas-feiras e também aos domingos. 

E aí, teria coragem de fazer a viagem mais longa do mundo? Compartilhe nos comentários! 

Veja também no Portal do Trânsito:

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.